Busca avançada
Ano de início
Entree

Diferenciação in vitro de células-tronco pluripotentes induzidas (iPS) em células progenitoras renais e seu efeito no tratamento da insuficiência renal crônica experimental

Resumo

A insuficiência renal crônica (IRC) é caracterizada pela perda progressiva e irreversível da função renal e seu tratamento gera um gasto público significativo para manutenção de pacientes em quadro dialítico. A terapia com células-tronco representa uma estratégia promissora para a IRC. Trabalhos têm demonstrado que o uso de células progenitoras renais (RPCs) e células pluripotentes induzidas (iPS) no tratamento da lesão renal aguda é eficaz, porém o efeito de tais células na lesão renal crônica e o tratamento simultâneo comparado entre as células ainda é desconhecido. Considerando que, devido à natureza pluripotente, as iPS são capazes de ocasionar a formação de tumores quando transplantadas, estratégias alternativas para a terapia são necessárias. Dessa forma, os objetivos do projeto são: 1) modificar geneticamente fibroblastos procedentes de ratos Wistar, visando transformar células somáticas em iPS; 2) irradiar as iPS e induzir a diferenciação de parte das iPS em RPCs multipotentes, tornando seu uso potencialmente mais seguro; 3) avaliar os efeitos das RPCs e das iPS irradiadas no tratamento da IRC. O trabalho será realizado em parceria com o Núcleo de Terapia Celular e Molecular - NUCEL - IQ/USP coordenado pela Profa. Dra. Mari Sogayar (carta de colaboração em anexo), o qual auxiliará na reprogramação dos fibroblastos através da utilização de vetores lentivirais contendo fatores de transcrição, irradiação das iPS, e diferenciação das iPS em RPCs, por meio do uso, em cultura, de coquetel de fatores nefrogênicos. Em seguida, as RPCs e as iPS irradiadas obtidas serão transplantadas em modelo experimental da IRC em ratos Wistar, e a eficácia de cada uma das terapias será avaliada. A redução da formação de tumores e a melhora no quadro de IRC são os resultados esperados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO, PATRICIA DE CARVALHO; LOJUDICE, FERNANDO HENRIQUE; FERNANDES-CHARPIOT, IDA MARIA MAXIMINA; BAPTISTA, MARIA ALICE SPERTO FERREIRA; DE ALMEIDA ARAUJO, STANLEY; MENDES, GLORIA ELISA FLORIDO; SOGAYAR, MARI CLEIDE; ABBUD-FILHO, MARIO; CALDAS, HELOISA CRISTINA. Therapeutic potential of human induced pluripotent stem cells and renal progenitor cells in experimental chronic kidney disease. STEM CELL RESEARCH & THERAPY, v. 11, n. 1 DEC 9 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.