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Protocolo de avaliação de habilidades pragmáticas de crianças com transtornos do espectro do autismo

Processo: 16/19811-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2017 - 31 de março de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Fernanda Dreux Miranda Fernandes
Beneficiário:Fernanda Dreux Miranda Fernandes
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação fonoaudiológica  Pragmática  Linguagem  Transtorno autístico  Comunicação  Crianças 

Resumo

A avaliação pragmática das habilidades de comunicação, como parte dos procedimentos de do diagnóstico fonoaudiológico, desenvolveu-se, no Brasil, a partir da publicação do Perfil Funcional da Comunicação (PFC - Fernandes, 2000) como parte do ABFW - Teste de Linguagem Infantil nas áreas de Fonologia, Vocabulário, Fluência e Pragmática (Andrade et al, 2000). Essa publicação resultou no aumento do número de estudos envolvendo diversas populações. Entretanto esse é um procedimento trabalhoso, que demanda um tempo de análise relativamente longo, mesmo de profissionais experientes. Assim, um instrumento mais simples, que possa ser utilizado na pratica profissional rotineira e que verifique as principais habilidades pragmáticas da comunicação, norteando processos de intervenção e possibilitando seu acompanhamento representaria uma contribuição relevante para a prática fonoaudiológica baseada em evidencias. Desta forma, o objetivo deste estudo é propor um protocolo de avaliação das habilidades pragmáticas da comunicação de crianças autistas, aplicá-lo e comparar seus resultados com os do PFC (AU)

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