Busca avançada
Ano de início
Entree

Espaços públicos abertos e caminhada no tempo de lazer em adultos brasileiros

Processo: 17/06097-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Vigência: 01 de maio de 2017 - 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Alex Antonio Florindo
Beneficiário:Alex Antonio Florindo
Instituição-sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Adultos  Brasil 

Resumo

O acesso a espaços públicos abertos é importante para aumentar a prática de caminhada no tempo de lazer em países de renda alta, mas existem poucas evidências em países de renda média. Nós conduzimos uma análise transversal para verificar as relações da caminhada no lazer com a presença de diferentes tipos (ciclovias, parques e praças) e a combinação destes destinos recreacionais próximos das residências de adultos que participaram do Inquérito de Saúde de São Paulo (n=3.145). A caminhada no lazer foi avaliada por questionário. Nós delineamos buffers (500, 1.000 e 1.500 metros) a partir das residências dos adultos usando sistema de informação geográfica. Nós utilizamos regressão logística multinível com clusters/agregação dos setores censitários e das casas e ajustando por características sociais, demográficas e de saúde. Os principais resultados mostraram que a presença de pelo menos dois tipos de destinos recreacionais dentro de buffers de 500 metros em relação às residências foram associados com o aumento no odds ratio para caminhada no lazer comparado com buffers onde não havia nenhum destino (OR=1,65; 95% IC 1,09-2,55). Não foram encontradas associações para buffers mais distantes das residências. Estes resultados apoiam ações do novo plano Diretor para a cidade de São Paulo e poderiam ser utilizados para destacar a importância do acesso à combinação de espaços públicos abertos para a promoção da atividade física em megacidades de países de renda média. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FLORINDO, ALEX ANTONIO; BARROZO, LIGIA VIZEU; CABRAL-MIRANDA, WILLIAM; RODRIGUES, EDUARDO QUIEROTI; TURRELL, GAVIN; GOLDBAUM, MOISES; GALVAO CESAR, CHESTER LUIZ; GILES-CORTI, BILLIE. Public Open Spaces and Leisure-Time Walking in Brazilian Adults. INTERNATIONAL JOURNAL OF ENVIRONMENTAL RESEARCH AND PUBLIC HEALTH, v. 14, n. 6 JUN 2017. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.