Busca avançada
Ano de início
Entree

Solos de áreas úmidas da costa brasileira (planícies hipersalinas e pradarias marinhas): pedogênese e biogeoquímica do Fe, si e c

Processo: 16/21026-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2017 - 31 de março de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Tiago Osório Ferreira
Beneficiário:Tiago Osório Ferreira
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Pesq. associados:Fernando Dini Andreote ; Martha González Pérez ; Xosé Lois Otero Pérez
Auxílios(s) vinculado(s):18/08408-2 - Estudos comparativos de transformações minerais de nanopartículas de óxidos de ferro em solos e sedimentos afetados por rejeitos de mineração e seus impactos na mobilização e fixação de metais pesados em dois ambientes redox contrastantes, AP.R
Assunto(s):Silício  Carbono  Ferro 

Resumo

As planícies hipersalinas, pradarias marinhas e demais áreas úmidas costeiras são ecossistemas de grande importância ecológica, fornecendo nutrientes para o oceano e, assim, exercendo um papel importante para a produtividade costeira. As planícies hipersalinas constituem o sistema ecológico localizado entre os manguezais a as terras altas onde a evapotranspiração e a baixa incidência de inundações pela maré resultam em um acúmulo de sais no solo. Por outro lado, as pradarias marinhas constituem o ecossistema formado por fanerógamas aquáticas que cobrem as regiões rasas da zona costeira ao redor do globo. Apesar da importância desses sistemas, poucos estudos foram conduzidos com o objetivo de compreender a gênese dos solos destes ambientes e o papel que os mesmos desempenham nos ciclos biogeoquímicos globais. O presente projeto propõe um conjunto de estudos sobre a gênese de solos de planícies hipersalinas e pradarias marinhas ao longo da costa do Brasil e sobre o controle exercido por estes solos na dinâmica de Fe, Si e C, tendo como objetivos: (i) realizar um estudo pedológico de solos localizados em diferentes regiões da costa brasileira; (ii) estudar a assembleia mineralógica da fração argila dos solos; (iii) investigar o ambiente geoquímico com vistas a compreender seu controle dos solos na dinâmica biogeoquímica de Fe e Si; (iv) investigar o ambiente geoquímico de alteração em uma planície hipersalina localizada no nordeste brasileiro, com o objetivo de entender o papel do ambiente halomórfico na disponibilização de Si para o ambiente marinho; (v) investigar as características da matéria orgânica acumulada nos solos das pradarias marinhas, visando compreender o papel deste ecossistema para o sequestro de C; (vi) estudar as comunidades microbianas dos solos das pradarias marinhas, visando entender as variações nestas comunidades ao longo da costa e o seu papel nos ciclos biogeoquímicos do Fe e C. Espera-se com este estudo gerar informações sobre os solos da planície hipersalina e pradarias marinhas da costa do Brasil, com vistas a entender o papel destes ecossistemas para os ciclos globais de Fe, Si e C, além de alicerçar estudos futuros relacionados à ciência do solo e a outras áreas de conhecimento. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SARTOR, LUCAS RESMINI; GRAHAM, ROBERT C.; YING, SAMANTHA C.; ANDRADE, GABRIEL R. P.; MONTES, CELIA REGINA; FERREIRA, TIAGO OSORIO. Are hypersaline tidal flat soils potential silicon sinks in coastal wetlands?. Geoderma, v. 337, p. 215-224, MAR 1 2019. Citações Web of Science: 0.
SARTOR, LUCAS RESMINI; GRAHAM, ROBERT C.; YING, SAMANTHA C.; LUIS OTERO, XOSE; MONTES, CELIA REGINA; FERREIRA, TIAGO OSORIO. Role of Redox Processes in the Pedogenesis of Hypersaline Tidal Flat Soils on the Brazilian Coast. Soil Science Society of America Journal, v. 82, n. 5, p. 1217-1230, SEP-OCT 2018. Citações Web of Science: 1.
NOBREGA, GABRIEL NUTO; ROMERO, DANILO JEFFERSON; OTERO, XOSE LUIS; FERREIRA, TIAGO OSORIO. Pedological Studies of Subaqueous Soils as a Contribution to the Protection of Seagrass Meadows in Brazil. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 42, 2018. Citações Web of Science: 0.
ROMERO, DANILO J.; NOBREGA, GABRIEL N.; OTERO, XOSE L.; FERREIRA, TIAGO O. Diffuse Reflectance Spectroscopy (Vis-Nir-Swir) as a Promising Tool for Blue Carbon Quantification in Mangrove Soils: A Case of Study in Tropical Semiarid Climatic Conditions. Soil Science Society of America Journal, v. 81, n. 6, p. 1661-1667, NOV-DEC 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.