Busca avançada
Ano de início
Entree

Metabolic processes in the cooperative microbial symbionts of Brazilian membracids

Processo: 16/50492-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2017 - 31 de outubro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética
Convênio/Acordo: Texas Tech University
Proposta de Mobilidade: SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:Mônica Tallarico Pupo
Beneficiário:Mônica Tallarico Pupo
Pesq. responsável no exterior: Amanda May Vivian Brown
Instituição no exterior: Texas Tech University (TTU), Estados Unidos
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/50954-0 - Novos agentes terapêuticos obtidos de bactérias simbiontes de invertebrados brasileiros, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Insetos  Simbiose  Membracidae  Agentes terapêuticos 

Resumo

Ferramentas modernas têm permitido uma revolução na derivação de produtos terapêuticos a partir do estudo de simbiontes metabólicos. Alguns dos simbiontes metabólicos mais complexas e promissores pertencem aos insetos da ordem Hemiptera que incluem pestes de plantas (por exemplo, pragas-pulgões, etc.) e alimentadores de sangue humanos (por exemplo o barbeiro - o vetor da doença de Chagas). A simbiose de hemípteros mais complexa ocorre na família inseto Membracidae, em espécies encontradas no Brasil, com até 6 bactérias e fungos intracelulares interagindo que fornecem funções metabólicas essenciais. Até o momento, ninguém estudou essa simbiose no Brasil desde 1943. Propomos coletar membracídeos brasileiros e analisar os papéis de seus micro-organismos usando tecnologias modernas (sequenciamento e anotação de genoma e transcriptoma) para apoiar a descoberta de potenciais novos agentes terapêuticos, adicionando ao "pipeline" da investigação como parte do projeto existente financiado pela FAPESP da Dr. Pupo envolvendo cultura e triagem para atividade terapêutica. O financiamento apoiará viagem e alojamento durante (1) coleta de amostras de membracídeos inicial no Brasil, e (2) viagens posteriores de apoio à formação científica especializada recíproco e compartilhamento de conhecimentos através de seminários e workshops. Isto irá apoiar o início da colaboração de pesquisa entre os laboratórios do Dr. Pupo e Dr. Brown e complementar o processo de descoberta existente no laboratório do Dr. Pupo apoiada pela atual colaboração BIOTA FAPESP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALAZAR, MCKINLEE M.; PUPO, MONICA T.; BROWN, AMANDA M. V. Co-Occurrence of Viruses, Plant Pathogens, and Symbionts in an Underexplored Hemipteran Clade. FRONTIERS IN CELLULAR AND INFECTION MICROBIOLOGY, v. 11, AUG 26 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.