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Conhecimento matemático especializado do professor que ensina matemática na educação infantil e nos anos iniciais: um foco em conteúdos de Geometria

Processo: 16/22557-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2017 - 30 de abril de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Carlos Miguel da Silva Ribeiro
Beneficiário:Carlos Miguel da Silva Ribeiro
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados: Alessandra Rodrigues de Almeida ; Beatriz Fernanda Litoldo ; Dario Fiorentini ; Milena Solda Policastro ; Silvania Couto da Conceição ; Vanessa Moreira Crecci
Assunto(s):Educação matemática 

Resumo

É inquestionável o facto de que qualquer professor, para ensinar Matemática, necessite de obter uma "adequada formação matemática", no entanto, a que se refere essa "adequada" tem vindo a ser, cada vez mais, foco de discussão. A concepção assumida neste projeto considera central uma articulação entre os dois polos assumidos tradicionalmente -foco na matemática e foco na pedagogia. Assim, assume-se que o conhecimento do professor que ensina matemática é especializado, tanto no que concerne ao conhecimento do conteúdo (matemático) quanto ao conhecimento pedagógico do conteúdo. Nesse sentido, à formação de professores que ensinam matemática, cumprirá desenvolver um conjunto de saberes docentes que os capacite a promover discussões matematicamente significativas com os seus alunos.Historicamente, o caso da geometria é particularmente preocupante. Embora se reconheça que o seu estudo é muito importante, pois contribui para o desenvolvimento da capacidade de visualização, do pensamento crítico, da intuição, da resolução de problemas, da demonstração, entre outros, a investigação em ensino e aprendizagem de geometria é, ainda, escassa quando comparada com a que se desenvolve noutros campos, nomeadamente no âmbito dos Números. Os parcos resultados da investigação revelaram muitas carências no conhecimento geométrico dos alunos e professores. Considerando que o conhecimento do professor é o fator que maior impacto possui nos resultados (e aprendizagens) dos alunos e que a educação infantil e os anos iniciais (Infantil e Ensino Fundamental I) desempenham um papel crucial no percurso matemático dos indivíduos torna-se essencial um foco no conhecimento especializado do professor no âmbito da Geometria. Este conhecimento especializado é considerado na perspectiva do Mathematic Teachers Specialized Knowledge (MTSK). Este projeto tem por objetivo melhor entender o conteúdo desse conhecimento; mapear relações existentes entre diferentes subdomínios do conhecimento; desenvolver um conjunto de indicadores que contribuam, posteriormente, para a preparação de tarefas para a formação de professores. Será utilizada uma metodologia de estudo de casos múltiplos (instrumentais), sendo os participantes professores envolvidos em duas formações continuadas e em um grupo de trabalho colaborativo (Grupo de Sábado). (AU)