Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de minicomprimidos veiculando papaína livre e complexada com ciclodextrina e alginato de sódio para liberação no intestino delgado e cólon

Resumo

A produção de medicamentos contendo enzimas vem sofrendo uma constante expansão devido ao seu amplo potencial terapêutico. A papaína é uma enzima proteolítica isolada do látex das folhas e do fruto verde do mamão papaia adulto, Carica papaya Linné, utilizada como auxiliar na absorção cutânea e agente debridante no tratamento de feridas e escaras. Apesar do potencial terapêutico que estas biomoléculas possuem, são pouco exploradas para administração pela via oral. Neste sentido, o objetivo do projeto ora apresentado é desenvolver formulações multiparticuladas revestidas de minicomprimidos, contendo papaína livre e complexada com ciclodextrinas e alginato de sódio, tanto para liberação entérica quanto colônica, visando o tratamento de processos ulcerativos nestes locais e também avaliar a papaína como agente promotor de permeabilidade. Para tanto, os complexos de inclusão formados serão produzidos, caracterizados e posteriormente misturados a excipientes inertes para a produção das formulações. As formulações produzidas serão avaliadas quanto aos parâmetros de qualidade para minicomprimidos e posteriormente submetidas ao revestimento com filme polimérico. Posteriormente, serão avaliadas quanto às características de liberação da papaína e a manutenção de sua atividade biológica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORAZZA, FULVIO G.; ERNESTO, V, JULIA; NAMBU, FELIPE A. N.; DE CARVALHO, LUMA R.; LEITE-SILVA, VANIA R.; VARCA, GUSTAVO H. C.; CALIXTO, LEANDRO A.; VIEIRA, DANIEL P.; ANDREO-FILHO, NEWTON; LOPES, PATRICIA S. Papain-cyclodextrin complexes as an intestinal permeation enhancer: Permeability and in vitro safety evaluation. JOURNAL OF DRUG DELIVERY SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 55, FEB 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.