Busca avançada
Ano de início
Entree

Ampliação da infra-estrutura computacional de redução e análise de dados solares multi-espectrais do celeste - centro latinoamericano de estudos solares-terrestres

Processo: 17/02806-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2017 - 30 de abril de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astronomia do Sistema Solar
Pesquisador responsável:Francisco Carlos Rocha Fernandes
Beneficiário:Francisco Carlos Rocha Fernandes
Instituição-sede: Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D). Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Erupção solar  Astrofísica solar  Sol 

Resumo

Esta proposta tem como objetivo ampliar a infraestrutura computacional para redução e análise dados solares nas faixas de frequência métricas e decimétricas do CELESTE - CEntro Latinoamericano de Estudos Solares TErrestres (Grupo de Pesquisa do CNPq), em atividade no Laboratório de Física e Astronomia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento - IP&D, da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), onde o proponente é pesquisador. Estão disponíveis para análise, dados espectrais de rádio-emissões solares na faixa de ondas métricas (45 - 870 MHz) do CALLISTO-BR (Compound Astronomical Low frequency Low cost Instrument for Spectroscopy and Transportable Observatory) e ondas decimétricas (1000 - 2500 MHz) do Brazilian Solar Spectroscope (BSS), ambos instalados na Unidade Regional do INPE, em Cachoeira Paulista, SP. Os dados dos demais espectrógrafos da rede e-Callisto, que monitora a atividade solar continuamente (24 horas), também estão disponíveis. Também serão utilizados dados em diferentes comprimentos de onda de domínio público disponíveis, como EUV e raios-X (registrados por instrumentos a bordo de satélites como STEREO, SDO, SOHO, GOES, etc.) e magnetogramas. Desta forma, o projeto visa ampliar a capacidade do grupo em promover atividades de redução e análise de dados de observações solares e investigações multi-espectrais de explosões solares, com possíveis aplicações nos estudos de Clima Espacial e contribuir significativamente na formação de recursos humanos (alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado membros do grupo). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RITA DE CÁSSIA ALVES DA SILVA; GUILHERME JAYME ALLAN PIMENTEL; FRANCISCO CARLOS ROCHA FERNANDES; LUCAS ANTONIO CARITÁ; IRAPUAN RODRIGUES. Statistics of South Delta-Aquariids (SDA) meteor showers registered at UNIVAP in 2017 and 2018. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, n. 4, p. -, 2019.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.