Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle baseado em medições e suas aplicações

Processo: 16/25017-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2017 - 30 de abril de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Vilma Alves de Oliveira
Beneficiário:Vilma Alves de Oliveira
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Pesq. associados:Ricardo Quadros Machado ; Shankar Prashad Bhattacharyya
Assunto(s):Controle robusto  Sistemas de controle 

Resumo

Na presente proposta, descrevemos o uso de abordagens baseadas em medições para uma importante área ampla de engenharia de controle e para duas áreas de aplicação importantes. A engenharia de controle é o controle robusto e as áreas de aplicação são os métodos de busca de potência máxima de fotovoltaica (PV) arrays eo projeto de droop estratégias de controle para microgrids.A robustez é importante em sistemas de controle em malha fechada pois devem funcionar apesar de perturbações nos parâmetros da planta. Nesta proposta, descrevemos uma abordagem para projetar controladores robustos com base em medidas de resposta em frequência Os resultados preliminares mostram como projetos clássicos baseados em margem de estabilidade podem ser atualizados para uma abordagem assistida por computador mostrando projetos realizáveis através da determinação analítica de superfícies de projeto que qualitativa e quantitativamente exibem compromissos de projeto. O projeto de painéis fotovoltaicos apresenta um problema prático importante onde a determinação automática da potência máxima é desejada sob diferentes condições ambientais. O desafio técnico torna-se mais difícil pelo fato de que as células PV possuem características V-I não-lineares que se alteram com a incidência solar. Propomos uma abordagem baseada em equivalentes de Thévenin pontuais do painel fotovoltaica não linear que podem ser determinados a partir de medições. Esta abordagem pode levar a um algoritmo baseado na medição em tempo real para extrair a potência máxima dos painéis PV.O projeto de estratégias de controle de droop para o compartilhamento de power em microgrids apresenta vários desafios como a mudança na rede de distribuição de acordo com a ocorrência de eventos como conexão/desconexão da rede e fontes. Apresentamos uma proposta para o problema compartilhamento de potência com base em medições.Propomos desenvolver estas duas abordagens de projeto, que serão avaliadas em uma bancada experimental. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BHATTACHARYYA, SHANKAR P.; OLIVEIRA, VILMA A.; MAGOSSI, RAFAEL F. Q. Thevenin's Theorem, Cramer's Rule, and Parameterized Systems: Some Connections. IEEE CONTROL SYSTEMS MAGAZINE, v. 39, n. 2, p. 84-100, APR 2019. Citações Web of Science: 0.
DE AGUIAR, CASSIUS ROSSI; FAVARO FUZATO, GUILHERME HENRIQUE; QUIRINO MAGOSSI, RAFAEL FERNANDO; ALVES NEVES, RODOLPHO VILELA; MACHADO, RICARDO QUADROS. A New Method to Manage the Fuel Cell Initialization. IEEE TRANSACTIONS ON INDUSTRY APPLICATIONS, v. 54, n. 5, 2, SI, p. 5187-5195, SEP-OCT 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.