Busca avançada
Ano de início
Entree

Espectroscopia de dispositivos semicondutores orgânicos

Resumo

Dispositivos optoeletrônicos baseados em materiais orgânicos conjugados vêm se tornando uma alternativa atrativa em relação aos dispositivos inorgânicos, devido aos seus baixos custos e maior versatilidade, visto que eles combinam as propriedades semicondutoras com a facilidade de processamento e diversidade química de polímeros e pequenas moléculas. Células solares, fotodetectores e diodos emissores de luz orgânicos são exemplos desses dispositivos. Entretanto, melhorias no tempo de vida e desempenho desses dispositivos dependem de um conhecimento profundo dos processos fotofísicos e eletrônicos que ocorrem nesses materiais. Nesse projeto visamos investigar a dinâmica da extração e recombinação de cargas em células solares orgânicas, combinando a espectroscopia de absorção transiente (PA, do inglês photoinduced absorption) com medidas de fotocorrente transiente (PC, do inglês photocurrent). Durante a estadia do prof. visitante no IFSC-USP, ele familiarizar-se-á com nossas montagens experimentais de PA e PC, ajudando também a estender nosso aparato de PA estacionária para realizar medidas transientes na escala de tempo de ns a ms, e usá-lo para investigar a dinâmica de recombinação de cargas em células solares orgânicas. Ele também será introduzido às técnicas de espectroscopia não linear baseadas na geração de segundo harmônico (SHG, do inglês second-harmonic generation) e geração de soma de frequências (SFG, do inglês sum-frequency generation), as quais estamos aplicando ao monitoramento do campo elétrico em dispositivos orgânicos, com o objetivo principal de mapear o campo elétrico em transistores de efeito de campo orgânicos (OFETs, do inglês organic field-effect transistors). O candidato tem larga experiência na fabricação e caracterização de células solares orgânicas. Ele vinha pesquisando o papel da interface doador-aceitador em uma célula solar de heterojunção, isto é, interfaces orgânicos-inorgânicos em células solares híbridas e sensibilizadas por corante (DSSC), interfaces orgânico-orgânico em células solares poliméricas, e interfaces duplas orgânico-orgânico-inorgânico em células DSSC de estado sólido. Ele também já trabalhou bastante com espectroscopia de absorção transiente de femtossegundos (fs-TAS) de sistemas doadores (moléculas D-Pi-A, polímeros semicondutores, corantes para transferência de energia) e suas interfaces com óxidos metálicos aceitadores, como TiO2 anatase, ZnO e SnO2. Recentemente ele desenvolveu um conhecimento prático em espectroscopia resolvida no tempo (de ns a ms), espectroscopia de fotocorrente e de THz. A troca de experiências durante essa visita poderá ser o início de uma longa colaboração entre os dois grupos do IFSC-USP e IIT-Hyderabad. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KOKAL, RAMESH K.; BHATTACHARYA, SOMDATTA; CARDOSO, LILIAN S.; MIRANDA, PAULO B.; SOMA, VENUGOPAL RAO; CHETTI, PRABHAKAR; MELEPURATH, DEEPA; RAAVI, SAI SANTOSH KUMAR. Low cost `green' dye sensitized solar cells based on New Fuchsin dye with aqueous electrolyte and platinum-free counter electrodes. Solar Energy, v. 188, p. 913-923, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.