Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da Faixa Brasília na porção NW da região da Nappe de Passos

Processo: 17/03663-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2017 - 31 de maio de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Luiz Sérgio Amarante Simões
Beneficiário:Luiz Sérgio Amarante Simões
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Pesq. associados:George Luiz Luvizotto
Assunto(s):Tectônica 

Resumo

Na porção Sul da Faixa Brasília destaca-se a Nappe de Passos que exibe gradiente metamórfico invertido, desde fácies xisto verde médio, na base, até granulito de alta pressão, no topo da sequência. Embora essa região conte com bom acervo de estudos geológicos, é desprovida de trabalhos detalhados em sua porção NW. Em recente campanha de mapeamento regional foram melhor definidos os limites entre os Domínios Interno (Nappe de Passos) e Externo da Faixa Brasília nessa porção NW da Nappe de Passos, sendo identificadas novas unidades litoestratigráficas, cujos significados na evolução geológica dessa região necessitam ser investigados. Considerando-se as novas informações dessa área e os dados preexistentes da Nappe de Passos, destacam-se três questões principais que são os alvos de investigação do presente projeto: 1) inexistência de dados geocronológicos das sequências encontradas no Domínio Externo colocando em dúvida as correlações estratigráficas atualmente adotadas; 2) significado das intrigantes ocorrências de megaporfiroblastos de granada (3 a 7 cm) na posição intermediária do gradiente de temperatura que nunca foram investigadas em detalhe; 3) o gradiente metamórfico invertido apresenta variação progressiva, conforme proposto por alguns autores, ou existem descontinuidades? A proposta aqui apresentada visa investigar essas questões através de estudos de proveniência com datação U-Pb de zircões detríticos, análise microtecnônica aliada a determinação da química dos megaporfiroblastos de granada e estimativa das condições de T e P de quartzitos, ao longo do gradiente metamórfico, com o auxílio dos geotermobarômetros Zr em rutilo e Ti em quartzo. Os resultados obtidos sobre essas questões contribuirão para o melhor entendimento da evolução tectônica dessa porção da Faixa Brasília, bem como para a compreensão mais aprofundada dos processos deformacionais e metamórficos envolvidos na formação de faixas orogênicas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, ALEX J. CHOUPINA A.; SIMOES, LUIZ SERGIO A.; DUFRANE, SCOTT ANDREW. Tectonic implications of U-Pb ages of detrital zircon grains in metasedimentary rocks of the northwestern sector of the Passos Nappe, southern Brasilia Belt, Brazil. Journal of South American Earth Sciences, v. 95, NOV 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.