Busca avançada
Ano de início
Entree

Sensor hidrostático com três graus de liberdade para medição de nível e inclinação de água de alta precisão (Sirius 2 rodada)

Processo: 16/50070-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de fevereiro de 2017 - 30 de junho de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas, Instrumentação
Convênio/Acordo: FINEP - PIPE/PAPPE Subvenção
Colaborou com o Tema: Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS)
Pesquisador responsável:William Robert Heinrich
Beneficiário:William Robert Heinrich
Empresa:Setup Automação e Controle de Processos Ltda
Município: Campinas
Assunto(s):Interferometria  Sensores eletromecânicos  Rede de sensores sem fio  Instrumentos de precisão  Niveladoras  Projeto Sirius 

Resumo

Esse projeto tem como objetivo desenvolver um dispositivo de medição de alta precisão de posição vertical (nível) e inclinação. A primeira aplicação prática desse sensor estará atendendo às especificações apresentadas pelo acelerador de linhas de luz síncroton do projeto Sirius. Para que exista um funcionamento satisfatório desse anel faz-se necessário um alinhamento dos feixes de luz com altíssima precisão. Mas existem fenômenos terrestres que estão fora da capacidade humana de controle e que interferem nos resultados e funcionamento do acelerador. Como por exemplo a maré terrestre, que provoca deformações de até 40cm no corpo planetário e que são resultantes da interação gravitacional da Terra com os corpos celestes. O sistema de avaliação de desnível contribuirá para indicar as correções necessárias para atingir a meta de emitância de 0,28nm. Outra motivação para o desenvolvimento desses dispositivos é facilmente encontrada nos seguimentos da engenharia civil, como por exemplo no monitoramento de edificações, pontes, túneis, hidroelétricas, plantas nucleares, indústria aeroespacial. (AU)