Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de modelos digitais de elevação de alta resolução na análise de alvos geológicos e geomorfológicos

Processo: 16/06628-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2017 - 31 de maio de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Carlos Henrique Grohmann de Carvalho
Beneficiário:Carlos Henrique Grohmann de Carvalho
Instituição-sede: Instituto de Energia e Ambiente (IEE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:André Oliveira Sawakuchi ; André Pires Negrão ; Bernardo Tavares Freitas ; Claudio Riccomini ; Fabiano Do Nascimento Pupim ; Flavio Guilherme Vaz de Almeida Filho ; Jorge Pimentel Cintra ; Thiago Sanna Freire Silva
Assunto(s):Geologia estrutural  Geoprocessamento  Geomorfologia  Imagem tridimensional  Aeronaves não tripuladas 

Resumo

O projeto propõe a extração de informações de interesse geológico/geomorfológico a partir de superfícies tridimensionais geradas por dois métodos, LiDAR terrestre e Structure from Motion. Quatro temas/áreas foram pré-selecionados para estudos: o campo de dunas de Garopaba (SC), as áreas de ocorrências de diques clásticos na região de Ipeúna/Rio Claro (SP), o contexto de áreas de risco geológico a movimentações de massa/deslizamentos na Serra do Mar, e a extração e caracterização automática de estruturas (falhas e fraturas) de maciços rochosos. As análises realizadas para os temas/áreas de estudo selecionados permitirão responder questões científicas relevantes, como a taxa de migração e variação de volume de sedimento no campo de dunas de Garopaba (fatores de interesse para modelagens climáticas e geologia de reservatórios, respectivamente), estabelecer a geometria de enxames de diques clásticos sem enviesamento de medidas devido à orientação do corte ou impossibilidade de acesso (proporcionando maior confiança em modelos de paleotensões e em análises de permeabilidade de reservatórios de óleo/gás não-convencional), avaliar o comportamento dinâmico de áreas de movimentação de massa na região da Serra do Mar (assunto de relevância tendo em vista os efeitos sofridos por ocupações humanas em regiões serranas), e a determinação de propriedades métricas e topológicas de sistemas de fraturas em maciços rochosos (elementos importantes em análises geotécnicas e na caracterização de análogos de reservatórios fraturados). Os resultados metodológicos são relacionados à aquisição dos dados, avaliação da precisão dos modelos obtidos e desenvolvimento de rotinas computacionais de código aberto para as análises. O projeto, com uma programação de dois anos, será conduzido pelo investigador principal em colaboração com docentes e alunos do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp (Rio Claro), do Instituto de Biociências da Unesp (Rio Claro), da Faculdade de Tecnologia da Unicamp (Limeira) e do Instituto de Geociências da USP e da Escola Politécnica da USP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Pesquisadores realizam mapeamento 3D da Caverna do Diabo 
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (5 total):
Mais itensMenos itens
Pesquisadores da USP realizam mapeamento 3D da Caverna do Diabo 
Pesquisadores da USP realizam mapeamento 3D da Caverna do Diabo 
Pesquisadores da USP realizam mapeamento 3D da Caverna do Diabo 
Pesquisadores realizam mapeamento 3D da Caverna do Diabo 
Pesquisadores realizam mapeamento 3D da caverna do diabo 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARCIA, GUILHERME P. B.; GROHMANN, CARLOS H. DEM-based geomorphological mapping and landforms characterization of a tropical karst environment in southeastern Brazil. Journal of South American Earth Sciences, v. 93, p. 14-22, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.
VIANA, CAMILA DUELIS; GROHMANN, CARLOS HENRIQUE; TOLEDO BUSARELLO, MARIANA DOS SANTOS; BENNTO GARCIA, GUILHEIME PEREIRA. Structural analysis of clastic dikes using Structure from Motion - Multi-View Stereo: a case-study in the Parana Basin, southeastern Brazil. BRAZILIAN JOURNAL OF GEOLOGY, v. 48, n. 4, p. 839-852, OCT-DEC 2018. Citações Web of Science: 0.
GROHMANN, CARLOS H. Evaluation of TanDEM-X DEMs on selected Brazilian sites: Comparison with SRTM, ASTER GDEM and ALOS AW3D30. REMOTE SENSING OF ENVIRONMENT, v. 212, p. 121-133, JUN 2018. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.