Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de modelos digitais de elevação de alta resolução na análise de alvos geológicos e geomorfológicos

Resumo

O projeto propõe a extração de informações de interesse geológico/geomorfológico a partir de superfícies tridimensionais geradas por dois métodos, LiDAR terrestre e Structure from Motion. Quatro temas/áreas foram pré-selecionados para estudos: o campo de dunas de Garopaba (SC), as áreas de ocorrências de diques clásticos na região de Ipeúna/Rio Claro (SP), o contexto de áreas de risco geológico a movimentações de massa/deslizamentos na Serra do Mar, e a extração e caracterização automática de estruturas (falhas e fraturas) de maciços rochosos. As análises realizadas para os temas/áreas de estudo selecionados permitirão responder questões científicas relevantes, como a taxa de migração e variação de volume de sedimento no campo de dunas de Garopaba (fatores de interesse para modelagens climáticas e geologia de reservatórios, respectivamente), estabelecer a geometria de enxames de diques clásticos sem enviesamento de medidas devido à orientação do corte ou impossibilidade de acesso (proporcionando maior confiança em modelos de paleotensões e em análises de permeabilidade de reservatórios de óleo/gás não-convencional), avaliar o comportamento dinâmico de áreas de movimentação de massa na região da Serra do Mar (assunto de relevância tendo em vista os efeitos sofridos por ocupações humanas em regiões serranas), e a determinação de propriedades métricas e topológicas de sistemas de fraturas em maciços rochosos (elementos importantes em análises geotécnicas e na caracterização de análogos de reservatórios fraturados). Os resultados metodológicos são relacionados à aquisição dos dados, avaliação da precisão dos modelos obtidos e desenvolvimento de rotinas computacionais de código aberto para as análises. O projeto, com uma programação de dois anos, será conduzido pelo investigador principal em colaboração com docentes e alunos do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp (Rio Claro), do Instituto de Biociências da Unesp (Rio Claro), da Faculdade de Tecnologia da Unicamp (Limeira) e do Instituto de Geociências da USP e da Escola Politécnica da USP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARCIA, GUILHERME P. B.; GROHMANN, CARLOS H. DEM-based geomorphological mapping and landforms characterization of a tropical karst environment in southeastern Brazil. Journal of South American Earth Sciences, v. 93, p. 14-22, AUG 2019. Citações Web of Science: 1.
VIANA, CAMILA DUELIS; GROHMANN, CARLOS HENRIQUE; TOLEDO BUSARELLO, MARIANA DOS SANTOS; BENNTO GARCIA, GUILHEIME PEREIRA. Structural analysis of clastic dikes using Structure from Motion - Multi-View Stereo: a case-study in the Parana Basin, southeastern Brazil. BRAZILIAN JOURNAL OF GEOLOGY, v. 48, n. 4, p. 839-852, OCT-DEC 2018. Citações Web of Science: 0.
GROHMANN, CARLOS H. Evaluation of TanDEM-X DEMs on selected Brazilian sites: Comparison with SRTM, ASTER GDEM and ALOS AW3D30. REMOTE SENSING OF ENVIRONMENT, v. 212, p. 121-133, JUN 2018. Citações Web of Science: 18.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.