Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do consumo simultâneo de etanol e cafeína na inflamação no cerebelo de ratos UChB (consumidores voluntários de etanol):MicroRNas e expressões gênicas

Processo: 16/07410-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2017 - 31 de maio de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Marcelo Martinez
Beneficiário:Marcelo Martinez
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Pesq. associados:Francisco Eduardo Martinez
Assunto(s):MicroRNAs  Cafeína  Expressão gênica  Alcoolismo  Inflamação 

Resumo

O alcoolismo é um dos maiores problemas de saúde pública mundial. O consumo simultâneo de etanol e cafeína aumenta a cada ano e pouco se conhece sobre essa interação. O consumo de bebidas energéticas com cafeína junto ao consumo de bebidas alcoólicas aumenta o risco de abuso e dependência alcoólica, pois está associada a um maior consumo de etanol tanto em quantidade como em frequência. Os riscos maléficos dessa ingestão e ainda a falsa percepção de que a cafeína diminuiria os efeitos nocivos do etanol expõem o jovem e a sociedade a maiores riscos. Embora o cerebelo constitua apenas 10% do volume total do encéfalo, contém grande parte dos neurônios do SNC. Atua como coordenador da motricidade participa da cognição, desenvolvimento e alterações psíquicas, possuindo conexões via tálamo para muitas áreas encefálicas relevantes a esses processos. A literatura especializada mostra as lesões cerebelares decorrentes do consumo pós-natal de etanol, porém estudos do impacto do etanol sobre o adulto são menos frequentes. Por outro lado, análises dos efeitos simultâneos de etanol e cafeína sobre os neurônios cerebelares são escassos. Os objetivos do trabalho serão determinar as expressões gênicas e microRNAs relacionados aos processos inflamatórios, contribuindo para a compreensão das consequências do abuso do etanol e cafeína sobre o cerebelo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSSETTO, I. M. U.; GAGNON, V. H. A.; LIZARTE, F. S. N.; TIRAPELLI, L. F.; TIRAPELLI, D. P. C.; ARANTES, R. M. S.; CHUFFA, L. G. A.; MARTINEZ, F. E.; MARTINEZ, M. Ethanol and caffeine consumption modulates the expression of miRNAs in the cerebellum and plasma of UChB rats. Life Sciences, v. 229, p. 180-186, JUL 15 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.