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Previsão Hidro-meteoceanográfica das vias fluviais e portos (PreHvia): ferramenta de suporte ao planejamento e logística da navegação interior

Resumo

O potencial para o transporte aquaviário no Brasil é muito grande. Este modal, por sua vez, ainda é pouco explorado, no entanto sua utilização para transporte de cargas, dados seus diferenciais competitivos (como menores custo e impactos ambientais, maior segurança e concentração de cargas) tem aumentado. A previsão do uso deste modal para transporte de cargas para a próxima década é de significativo aumento; a estimativa do Governo Federal aponta para aumento maior que o dobro do uso atual. Sendo assim as hidrovias e portos brasileiros podem desempenhar papel fundamental para o desenvolvimento e integração do país. Na Região Norte do Brasil o transporte aquaviário pelos rios da Bacia Amazônica sempre foi muito utilizado pelas populações. Devido à localização e potencial de navegabilidade da região o modal aquaviário tem crescido muito também para o transporte de cargas. Desta forma, este projeto visa desenvolver uma ferramenta de suporte ao planejamento e logística da navegação interior: PreHvia - Previsão Hidro-meteoceanográfica das vias fluviais e portos. Este projeto possui o intuito de iniciar com enfoque na região Amazônica, em especial a hidrovia Tapajós-Amazonas e portos do Arquipélago da Ilha do Marajó, mas visiona a expansão para as demais hidrovias e portos brasileiros. O desenvolvimento do projeto possibilitará o avanço na área da ciência aplicada inter-relacionando: meteorologia, hidrologia, oceanografia e ambiental, com operacionalização; geração de informações para dar suporte à decisão para os setores de interesse; modelagem numérica de previsão para o médio e longo prazo, utilizando técnicas estatísticas para a correção, geração e validação de previsões por conjunto para a região Norte do país. No desenvolvimento de modelagem hidrológica para a região da hidrovia do Tapajós-Amazonas para previsão de vazão e cotas, utilizando as previsões por conjunto desenvolvidas. Estes modelos contarão com método de assimilação de dados, para a atualização do sistema para o momento mais recente. Este projeto visa também evoluir numa área pouco explorada no Brasil, provendo informações ao suporte à decisão de logística portuária, com o desenvolvimento e validação de diferentes modelagens oceânicas para a região do arquipélago de Marajó. A ferramenta será disponibilizada aos clientes via interface web. Esta plataforma será estruturada para prover o máximo de informações com base nas variáveis ambientais que possam auxiliar no suporte à decisão nas áreas de logística e navegação. Com base na história e marca da CLIMATEMPO, assim como na alta competência da equipe de pesquisadores em diferentes áreas do conhecimento, acreditamos que esta ferramenta será consolidada para o Mercado. Como resultado prevemos empresas mais informadas, resilientes na área de navegabilidade, minimizando os riscos e perdas econômicas. Como resultados científicos prevê-se o desenvolvimento de novas metodologias e o avanço nas áreas ambiental, de meteorologia, hidrologia e oceanografia para a região Amazônica, assim como a submissão de artigos científicos em revistas internacionais indexadas, com os desenvolvimentos realizados durante o projeto. (AU)