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Redes elétricas embarcadas em aeronaves: garantia da qualidade da energia elétrica e soluções eletrônicas de potência

Resumo

Dentro do contexto denominado More Electric Aircraft (MEA), que visa a substituição de atuadores pneumáticos ou hidráulicos por dispositivos eletromecânicos, ocorre o aumento do consumo de energia elétrica dentro de um avião. Adicione-se o fato de que as modernas aeronaves operam com geração em frequência variável, entre 360 e 800 Hz, o que implica em exigências adicionais de controle e comando, em relação ao uso convencional em redes de frequência fixa. Os projetos dos conversores eletrônicos de potência que processam a energia produzida internamente à aeronave têm que estar adequados a tal cenário. A rede embarcada de distribuição de energia é feita, principalmente por barramentos CC. Nos aparelhos de maior porte isso é feito em +/- 270 V para atender uma demanda crescente por eletricidade. Requisitos de qualidade da energia devem ser seguidos em todos os barramentos. Este projeto utiliza conceitos de Qualidade da Energia Elétrica (QEE) aplicando-os nos ambientes aeronáuticos. Diferentes soluções eletrônicas de potência serão consideradas com a finalidade de garantir a conformidade da rede aos requisitos das normas. Nesse contexto, serão consideradas aplicações de filtragem ativa de potência no barramento CA, tendo como grande desafio a operação em frequência elevada e rapidamente variável. Além disso, retificadores com elevado fator de potência e saída bipolar serão estudados, tomando como referência o desempenho no lado CC e o impacto do lado CA. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LAIS ABRANTES VITOI; JOSE ANTENOR POMILIO; DANILO IGLESIAS BRANDÃO. Modeling and Validation of Passive Rectifier for Airplanes with Variable Frequency and Bipolar DC Buses. J. Aerosp. Technol. Manag., v. 13, p. -, 2021.

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