Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos moleculares de regiões cromossômicas terminais de dípteros da famíla Sciaridae

Processo: 17/02588-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2017 - 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Eduardo Gorab
Beneficiário:Eduardo Gorab
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Auxílios(s) vinculado(s):19/09206-7 - DNA de tripla hélice na heterocromatina de Drosophila, PUB.ART
17/22497-5 - Laranja de tiazol como alternativa ao uso de anticorpos para detecção de tripla hélice de DNA na hetrocromatina de Rhynchosciara e Drosophila, PUB.ART
Assunto(s):Biologia molecular  Diptera  Sciaridae  Telômero  DNA ribossômico  Nucléolo 

Resumo

Dípteros da família Sciaridae apresentam características nucleares que não são observadas em outras espécies da Ordem. Com relação às regiões teloméricas, foram caracterizadas em Rhynchosciara americana sequências curtas de DNA repetitivo, contrastando com os retrotransposons teloméricos de Drosophila e com as repetições complexas de DNA de espécies da família Chironomidae. Contudo, até o momento não foram propostos processos ou mecanismos envolvidos na surpreendente diversidade de estruturas cromossômicas terminais exibidas pelos dípteros. Parte do projeto explorará dois gêneros de Sciaridae, R. americana e Trichomegalosphys pubescens, visando propor uma hipótese de modo de divergência das terminações cromossômicas nestes dois organismos. Outra característica não usual é a do nucléolo em Sciaridae que aparece na glândula salivar fragmentado e disperso, na forma de micronucléolos. Estas sub-unidades podem aparecer associadas a várias regiões específicas dos cromossomos politênicos enquanto que, em cromossomos de células em divisão, o rDNA está de forma predominante localizado terminalmente em uma única região de um único cromossomo. A complementação da proposta abordará o exemplo mais dramático de dispersão nucleolar observado até o momento (Schwenkfeldina sp.) para estudar a localização do rDNA em diferentes tecidos, distintas fases do desenvolvimento, além da possível amplificacão do rDNA associada à dispersão nucleolar em núcleos politênicos desta espécie. A proposta tem como base trabalhos publicados que tiveram apoio de projeto financiado pela FAPESP. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GORAB, EDUARDO. Triple-Helical DNA in Drosophila Heterochromatin. CELLS, v. 7, n. 12 DEC 2018. Citações Web of Science: 0.
GORAB, EDUARDO; PEARSON, PETER LEES. Thiazole Orange as an Alternative to Antibody Binding for Detecting Triple-helical DNA in Heterochromatin of Drosophila and Rhynchosciara. JOURNAL OF HISTOCHEMISTRY & CYTOCHEMISTRY, v. 66, n. 3, p. 143-154, MAR 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.