Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação e caracterização molecular de micro-organismos patogênicos em produtos infantis em pó

Resumo

Devido à impossibilidade do aleitamento materno em diversos casos, houve o favorecimento do mercado de alimentos no desenvolvimento de produtos para a nutrição infantil. Porém, as fórmulas infantis desidratadas têm sido identificadas como veículo de contaminação microbiológica que pode causar infecções e doenças principalmente na população de risco, essencialmente no grupo das crianças com idade inferior a 1 ano. Assim, o objetivo deste trabalho é verificar a presença de bactérias patogênicas em fórmulas infantis e de seguimento desidratadas e cereais infantis. Será realizado o isolamento e a identificação de possíveis micro-organismos presentes, como Salmonella sp., Cronobacter spp., Staphylococcus aureus, Bacillus cereus e Escherichia coli. Além disso, será verificado se os produtos comercializados estão de acordo com os padrões estabelecidos pela legislação brasileira. Complementando o estudo, o potencial patogênico das espécies isoladas será analisado através da detecção de genes codificadores de fatores de virulência por PCR (reação em cadeia da polimerase) e PCR multiplex. Os isolados de Cronobacter spp. serão identificados por PCR e o perfil genético será analisado pelo Multilocus Sequencing Typing (MLST). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARVALHO, GABRIELA GUIMARAES; CALARGA, ALINE PAROLIN; TEODORO, JOSIE ROBERTA; QUEIROZ, MURILO MARIZ; ASTUDILLO-TRUJILLO, CARLOS A.; LEVY, CARLOS EMILIO; BROCCHI, MARCELO; KABUKI, DIRCE YORIKA. Isolation, comparison of identification methods and antibiotic resistance of Cronobacter spp. in infant foods. Food Research International, v. 137, NOV 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.