Busca avançada
Ano de início
Entree

Pesquisa e desenvolvimento para a obtenção de miniemulsões usando extratos bioativos do bagaço de maracujá (Passiflora edulis) para aplicação na indústria de cosméticos e farmacêutica

Resumo

O presente projeto será realizado pela Rubian Xtract Serviços Ltda., empresa incubada na INOVA/UNICAMP e associada da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo (ESALQTEC). A pesquisa tem como objetivo desenvolver miniemulsões, a partir de extratos do bagaço de maracujá (Passiflora edullis), e estudar o desempenho dessas miniemulsões como agentes de antienvelhecimento celular. Os extratos serão obtidos por técnicas limpas, como são as tecnologias que utilizam gás carbônico supercrítico e líquidos pressurizados (etanol e água). Os compostos apolares e polares serão obtidos por extração sequencial para se conseguir os ingredientes ativos a serem estudados. O extrato apolar do bagaço do maracujá contém ácidos graxos polinsaturados, tocotrienóis e carotenóides. Será usado para compor a fase oleosa das miniemulsões. Já o extrato polar do bagaço do maracujá é rico em compostos fenólicos e será usado para compor a fase aquosa. Serão produzidas miniemulsões do tipo água/óleo. Os produtos serão caracterizados quimicamente quanto ao perfil de ácidos graxos e quantificação dos seguintes compostos: tocotrienóis, fenólicos totais e piceatanol. Para caracterização as substâncias serão submetidas a ensaios ORAC e TBARS. Os mesmos serão também submetidos a ensaios de citotoxicidade. As miniemulsões serão avaliadas quanto às análises de índice de cremeação, diâmetro de gotícula e microscopia eletrônica. Em seguida, as miniemulsões serão analisadas também por meio de ensaios ORAC e TBARS. Por fim, serão realizados testes de inibição da elastase e colagenase, síntese de colágenos totais e renovação celular. Espera-se que as miniemulsões apresentem desempenho superior aos extratos puros nos atributos testados, bem como, espera-se que as miniemulsões compostas pelos extratos do maracujá sejam um excelente agente de antienvelhecimento celular, de modo que poderão ser adotadas e utilizadas como ingrediente em produtos cosméticos e farmacêuticos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o auxílio:
Empresa lança cosmético feito a partir de bagaço de maracujá  
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, LUANA CRISTINA; BITENCOURT, RAPHAELA GABRI; DOS SANTOS, PHILIPE; VIEIRA E ROSA, PAULO DE TARSO; MARTINEZ, JULIAN. Solubility of passion fruit (Passiflora edulis Sims) seed oil in supercritical CO2. Fluid Phase Equilibria, v. 493, p. 174-180, AUG 1 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

Solicitação em análise e dentro do prazo legal de sigilo previsto na legislação BR1020180775235 - Rubian Xtract Serviços Ltda. ; Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) . Solicitação em análise e dentro do prazo legal de sigilo previsto na legislação - 28 de dezembro de 2018