Auxílio à pesquisa 16/19920-0 - Cateterismo periférico, Validação de programas de computador - BV FAPESP
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Simulação de realidade virtual no ensino de enfermagem em punção venosa periférica para terapia intravenosa e coleta de sangue

Processo: 16/19920-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2017
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Isabel Amélia Costa Mendes
Beneficiário:Isabel Amélia Costa Mendes
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Simone de Godoy Costa
Bolsa(s) vinculada(s):17/19370-3 - Simulação de realidade virtual no ensino de enfermagem em punção venosa periférica para terapia intravenosa e coleta de sangue, BP.TT
Assunto(s):Cateterismo periférico  Validação de programas de computador  Simulação por computador  Realidade virtual 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cateterismo Periférico | Enfermagem | Simulação por computador | simulação virtual | Treinamento por Simulação | Validação de Programas de Computador | Simulação de realidade virtual no ensino

Resumo

Este estudo tem o objetivo de desenvolver um simulador de realidade virtual no ensino da punção venosa periférica para terapia intravenosa e coleta de sangue à alunos de enfermagem. O estudo será desenvolvido em cinco etapas. Etapa 1- Investigar na literatura quais estratégias e tecnologias são utilizadas para o ensino de punção venosa periférica. Etapa 2: Construção do simulador de realidade virtual- será desenvolvida seguindo o referencial de Wattanasoontorn e colaboradores (2013). Etapa 3: Validação em aparência e conteúdo e critério. O software será validado por dois grupos de sujeitos: grupo 1 formado por peritos especialistas na área e tema de interesse da pesquisa e grupo 2 por estudantes de enfermagem. Etapa 4: Estudo piloto- Após o grupo 2 (estudantes de enfermagem) participarem do simulador o desempenho dos estudantes será avaliado através do uso de um roteiro de observação do procedimento de punção venosa periférica para terapia intravenosa e um instrumento para coleta de sangue. Etapa 5: estudo quase experimental- Após estudo piloto, serão realizados ajustes necessários no simulador e desenvolvimento de um quase-experimento do tipo série temporal sem grupo controle para testagem do simulador. Os dados serão analisados através de estatística descritiva, com análise de frequência, porcentagem e correlação. O software será considerado validado utilizando como referência o nível de concordância de 70% entre os aspectos do instrumento semiestruturado respondido pelos peritos e pelos estudantes de enfermagem (GRANT; DAVIS, 1997; POLIT; BECK, 2011). Na etapa de quase-experimento será utilizado o teste Shapiro-Wilk, teste t-Student pareado e o teste One Way Anova para medidas repetidas. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VALTUIR DUARTE DE SOUZA-JUNIOR; ISABEL AMÉLIA COSTA MENDES; ROMERO TORI; LEONARDO PRATES MARQUES; FELIPE KENZO KUSAKAWA MASHUDA; LEONARDO AKIRA FATTORE HIRANO; SIMONE DE GODOY. VIDA-Enfermagem v1.0: realidade virtual imersiva na coleta de sangue a vácuo em adulto. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 28, . (16/19920-0)
DE SOUZA-JUNIOR, VALTUIR DUARTE; COSTA MENDES, ISABEL AMELIA; MARCHI-ALVES, LEILA MARIA; JACKMAN, DEIRDRE; WILSON-KEATES, BARBARA; DE GODOY, SIMONE. Peripheral Venipuncture Education Strategies for Nursing Students An Integrative Literature Review. JOURNAL OF INFUSION NURSING, v. 43, n. 1, p. 24-32, . (16/19920-0)
DE SOUZA-JUNIOR, VALTUIR DUARTE; COSTA MENDES, ISABEL AMELIA; TORI, ROMERO; MARQUES, LEONARDO PRATES; KUSAKAWA MASHUDA, FELIPE KENZO; FATTORE HIRANO, LEONARDO AKIRA; DE GODOY, SIMONE. VIDA-Nursing v1.0: immersive virtual reality in vacuum blood collection among adults. REVISTA LATINO-AMERICANA DE ENFERMAGEM, v. 28, p. 11-pg., . (16/19920-0)