Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da permeabilidade vascular na síndrome do desconforto respiratório agudo associada à malária

Processo: 17/05782-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2017 - 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Sabrina Epiphanio
Beneficiário:Sabrina Epiphanio
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Cláudio Romero Farias Marinho ; João Henrique Ghilardi Lago
Assunto(s):Malária  Plasmodium  Resposta inflamatória  Células endoteliais  Síndrome do desconforto respiratório agudo  Permeabilidade capilar 

Resumo

A malária é uma doença infecciosa parasitária considerada um problema de saúde pública e representa risco para as mais diversas populações. Presente em 97 países, considerados como áreas endêmicas, esta doença coloca em risco 40% da população mundial. Infecções por Plasmodium spp. podem levar a um quadro respiratório grave, com complicações pulmonares como a síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA). Esta síndrome é caracterizada por inflamação aguda, lesão do endotélio alveolar e do parênquima pulmonar, disfunção e aumento da permeabilidade da barreira alvéolo-capilar pulmonar e, consequente formação de edema. Os mecanismos de regulação da permeabilidade das células endoteliais que envolvem interações dinâmicas e alterações estruturais dos componentes do citoesqueleto possuem papel crítico na modulação da resposta inflamatória e na manutenção do endotélio pulmonar. Assim, face ao desconhecimento de muitos dos elementos determinantes da patogênese da SDRA associada à malária, este projeto tem como objetivo identificar mecanismos de aumento da permeabilidade vascular, com ênfase no estudo das junções interendoteliais, das alterações do citoesqueleto e de suas vias de sinalização, além de métodos de diagnóstico precoce e intervenções terapêuticas. A compreensão desses aspectos e crucial para o desenvolvimento de estratégias profiláticas e para o tratamento da SDRA associada a malária. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARATEIRO, ANDRE; PEREIRA, MARCELO L. M.; EPIPHANIO, SABRINA; MARINHO, CLAUDIO R. F. Contribution of Murine Models to the Study of Malaria During Pregnancy. FRONTIERS IN MICROBIOLOGY, v. 10, JUN 19 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.