Busca avançada
Ano de início
Entree

Modificação na etapa de secagem no processo de obtenção de fotocalisadores a base de nióbio

Processo: 17/03428-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2017 - 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química
Pesquisador responsável:Lívia Chaguri e Carvalho
Beneficiário:Lívia Chaguri e Carvalho
Instituição-sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Pesq. associados:Carmen Cecilia Tadini ; Daniela Helena Pelegrine Guimarães ; Eduardo Rezende Triboni ; Liana Alvares Rodrigues
Assunto(s):Atomização  Fotocatálise  Secagem  Desidratação  Nióbio 

Resumo

A obtenção de catalisadores com sensibilidade fotocatalítica e com características morfológicas definidas, apresentando tamanho e distribuição uniformes, demanda a utilização de equipamentos que permitam garantir que essas características sejam alcançadas e que também possam aumentar a escala do processo. A proposta de mudança na etapa de secagem no processo de obtenção de catalisadores, que é em sua maioria realizada em estufa convencional, para a secagem por atomização, em spray dryer, pode ser uma alternativa para melhorar as propriedades físico-químicas de fotocalisadores à base de nióbio, uma vez que este equipamento pode interferir na morfologia de suas partículas, e, portanto, aumentar sua sensibilidade, estabilidade e aplicação. A avaliação do desempenho, eficiência e condições de operação do equipamento pode trazer informações relevantes em relação à viabilidade de produção em maior escala e constitui um dos objetivos desse projeto de pesquisa. Ainda assim, para quantificar como esse equipamento pode interferir nas propriedades do material, a caracterização das propriedades físico-químicas, tais como: viscosidade, densidade, conteúdo de umidade, morfologia, entre outras, tanto da alimentação como do pó obtido, se faz necessário. De fundamental importância é o conhecimento e estudo profundo das propriedades de transporte de calor e massa para futuramente, desenhar, modelar e simular o processo, visando à aplicação industrial dos fotocalisadores a base de nióbio. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MORAES, NICOLAS PERCIANI; ANSELMO, RODRIGO BARBOSA; SARTOR, LUIS OTAVIO; JUCA DANTAS, GUSTAVO VIEGAS; RODRIGUES, LIANA ALVARES; CHAGURI E CARVALHO, LIVIA. Spray drying as feasible processing technique to enhance the photocatalytic activity of the Nb2O5/carbon xerogel composite. Materials Letters, v. 273, AUG 15 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.