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Marcas da formação inicial na ação do sujeito professor de Educação Física

Processo: 16/11237-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2017
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Pesquisador responsável:Mário Luiz Ferrari Nunes
Beneficiário:Mário Luiz Ferrari Nunes
Instituição Sede: Faculdade de Educação Física (FEF). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores  Educação física escolar  Prática de ensino  Governamentalidade  Currículos e programas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:curriculo | Educação Física Escolar | formação inicial | Governamentalidade | Identidade e diferença | prática docente | formação inicial

Resumo

Em tempos de Globalização e hegemonia dos pressupostos neoliberais, o poder disciplinar e com isso os processos de ajustamento do cidadão ao Estado e suas formas de normatização têm sido abalados. O que se percebe é a transformação das formas de governo das condutas de si e dos outros, que incidem em alterações na estrutura do setor público. Frente a essas mudanças, o Ensino Superior ganha novos contornos para produzir os profissionais destes tempos. Diante deste cenário, este projeto de pesquisa tem por objetivo significar as marcas da formação inicial na ação do professor de Educação Física. Pretende-se analisar as posições de sujeito assumidas pelo docente em relação às suas concepções de Educação Física, escola, educação escolarizada e educandos. A investigação se dará por meio da entrevista narrativa e colóquio integrado a fim de interpretar a produção discursiva dos professores acerca do modo como colocam o currículo em ação e de seus posicionamentos identitários (política, raça, gênero, profissão etc.) presentes na sua prática pedagógica e nas relações com os pares e demais sujeitos da educação. O material coletado será submetido a análises seguindo os marcos teóricos dos Estudos Culturais, em sua perspectiva pósestruturalista, e as contribuições de Michel Foucault acerca da governamentalidade, entendida com a arte de governo de si e dos outros. (AU)

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