Busca avançada
Ano de início
Entree

Contornos de grãos em materiais eletro-cerâmicos: compreendendo a natureza e sua função na hematita (Fe2O3)

Processo: 17/03135-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2017 - 30 de junho de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Edson Roberto Leite
Beneficiário:Edson Roberto Leite
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais cerâmicos  Cerâmica (materiais cerâmicos)  Hematita  Propriedades elétricas  Condutividade elétrica  Microscopia eletrônica de transmissão 

Resumo

A Hematita (±-Fe2O3) é um importante semicondutor tipo n, com grande potencial de aplicação como foto-ânodo para gerar hidrogênio a partir da decomposição da molécula da água e auxiliada por fótons da luz solar. A eficiência deste semicondutor depende enormemente de sua condutividade eletrônica, no entanto a presença de contornos de grãos pode gerar um obstáculo sério. Nesta proposta de projeto pretendemos identificar os tipos de contornos de grãos presentes em cerâmicas policristalinas micro e nanoestruturadas de ±-Fe2O3 pura e dopada com Sn4+. Além disso pretendemos obter cerâmicas policristalinas nanoestruturadas de ±-Fe2O3 dopada com Sn4+ com condutividade eletrônica maior que a de um material dopado com o mesmo nível e tipo de impureza, porém com grãos micrométricos. Em realidade, de forma inovadora, iremos mostras que a segregação controlada na região dos contornos de grãos pode gerar materiais mais condutores e iremos explorar esse fenômeno para obter óxidos semicondutores com elevada condutividade eletrônica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Academia Brasileira de Ciências empossa novos membros 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOARES, MARIO R. S.; COSTA, CARLOS A. R.; LANZONI, EVANDRO M.; BETTINI, JEFFERSON; RAMIREZ, CARLOS A. O.; SOUZA, FLAVIO L.; LONGO, ELSON; LEITE, EDSON R. Unraveling the Role of Sn Segregation in the Electronic Transport of Polycrystalline Hematite: Raising the Electronic Conductivity by Lowering the Grain-Boundary Blocking Effect. ADVANCED ELECTRONIC MATERIALS, v. 5, n. 6 JUN 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.