Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação das propriedades físicas, químicas e antimicrobianas de um novo cimento reparador de alta plasticidade

Processo: 17/05096-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2017 - 30 de setembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Marina Angélica Marciano da Silva
Beneficiário:Marina Angélica Marciano da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Teste de materiais  Cimentos dentários  Cor  Óxido de zinco  Propriedades físico-químicas  Anti-infecciosos 

Resumo

O objetivo do estudo é avaliar as propriedades físicas, químicas e antimicrobianas dos cimentos à base de silicato tricálcio de alta plasticidade presentes no mercado (MTA HP, Biodentine e MTA Flow) e propor o desenvolvimento de um novo cimento de alta fluidez composto por silicato tricálcio, silicato dicálcio, óxido de bismuto, óxido de zinco e, em seu líquido, água destilada e polímero solúvel em água. Será também avaliada a incorporação de óxido de zinco ao MTA Flow para inibição da descoloração dentária verificada em estudo piloto. Os materiais serão avaliados em relação às propriedades físicas (radiopacidade, tempo de presa, escoamento, alteração volumétrica e descoloração dentária), químicas (caracterização química, bioatividade, pH e liberação de íons cálcio) e antimicrobianas. Serão feitas análises da composição química e bioatividade dos cimentos em MEV, EDS e XRD. A radiopacidade, o tempo de presa e o escoamento serão determinados de acordo com a norma ISO 6876/2001. O escoamento será avaliado também volumetricamente. A alteração volumétrica será avaliada por meio de micro-CT. O pH e a liberação de íons cálcio, serão determinados nos períodos de 3, 24 horas e 28 dias. A atividade antimicrobiana será avaliada por meio de teste de inibição. A descoloração dentária será avaliada imediatamente após a inserção, e nos períodos de 28, 60 e 90 dias após a inserção. Os resultados serão submetidos ao teste de normalidade de D'Agostino e Pearson (p < 0,05). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCIANO, MARINA ANGELICA; CAMILLERI, JOSETTE; LUCATELI, RIBAMAR LAZANHA; COSTA, REGINALDO MENDONCA; MATSUMOTO, MARIZA AKEMI; HUNGARO DUARTE, MARCO ANTONIO. Physical, chemical, and biological properties of white MTA with additions of AlF3. CLINICAL ORAL INVESTIGATIONS, v. 23, n. 1, p. 33-41, JAN 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.