Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de biomarcadores funcionais da resposta imunológica na tuberculose humana

Processo: 17/05365-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2017 - 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Fabiani Gai Frantz
Beneficiário:Fabiani Gai Frantz
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Epigênese genética  Tuberculose  Mycobacterium tuberculosis  Resposta imune  Biomarcadores  Receptores Notch 

Resumo

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa bacteriana causada pelo Mycobacterium tuberculosis, ainda considerada um grave problema de saúde pública. Estima-se que um terço da população mundial esteja infectada por M. tuberculosis, apresentando a forma latente da doença, que pode ser reativada. Neste cenário, a interação entre ambiente, hospedeiro e patógeno é essencial ao desenvolvimento e curso da doença. Além disso, a falta de diagnóstico rápido e sensível, a adesão inadequada do paciente ao tratamento e o desenvolvimento de resistências aos antibióticos utilizados, prejudicam ainda mais este quadro. Com este projeto, novos alvos moleculares para terapia e diagnóstico serão estudados. Um desafio do projeto será explorar as vias de sinalização do receptor Notch e seus ligantes, importantes na manutenção da resposta imunológica e que podem influenciar a dinâmica da resposta imune na infecção por M. tuberculosis. Outro desafio será entender como a hipometilação de células da imunidade inata pode modular a resposta do hospedeiro à infecção. Atualmente, o uso de drogas que atuam modificando o padrão de metilação do DNA, as "epidrugs", tem sido explorado como moduladores da resposta imune em tumores. O efeito destas drogas durante infecções merece ser explorado visto suas possibilidades de uso clínico. Assim, teremos duas frentes de investigação para entender como as vias da resposta imune podem ser correlacionadas com dados clínicos, para que novos biomarcadores de diagnóstico e tratamento sejam explorados nesta patologia. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ESPINDOLA, MILENA S.; SOARES, LUANA S.; GALVAO-LIMA, LEONARDO J.; ZAMBUZI, FABIANA A.; CACEMIRO, MAIRA C.; BRAUER, VERONICA S.; MARZOCCHI-MACHADO, CLENI M.; GOMES, MATHEUS DE SOUZA; AMARAL, LAURENCE R.; MARTINS-FILHO, OLINDO A.; BOLLELA, VALDES R.; FRANTZ, FABIANI G. Epigenetic alterations are associated with monocyte immune dysfunctions in HIV-1 infection. SCIENTIFIC REPORTS, v. 8, APR 3 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.