Resumo
Procedimentos de separação e pré-concentração são muitas vezes necessários para a eliminação de interferentes, aumento de sensibilidade e melhoria dos limites de detecção. Tais procedimentos incluem a extração em fase líquida, extração em fase sólida, co-precipitação e precipitação. A extração líquido líquido convencional (batelada) apresenta muitas aplicações na determinação de analitos de diversos tipos, em baixas concentrações e em matrizes complexas, como, por exemplo, ambientais, alimentos e biológicas. A principal desvantagem desse tipo de extração é o alto consumo de reagentes tóxicos, que podem ser nocivos para o homem e meio ambiente. Uma proposta para a redução ou até mesmo eliminação de uso dos solventes tóxicos é a microextração líquido-líquido dispersiva (DLLME). Desde que foi proposta, 2006, a DLLME tem sido combinada a diferentes técnicas de detecção para a determinação de diversos tipos de analitos (orgânicos e inorgânicos). Consiste na introdução de uma reduzida quantidade de solvente extrator misturado ou não com um solvente dispersor a amostra, geralmente, em meio aquoso. Mesmo que em quantidade reduzida muitos procedimentos de DLLME utilizam solventes clorados e devido a alta toxicidade dos mesmos surgiram solventes alternativos, menos nocivos, como os álcoois de cadeia longa. A dispersão do solvente extrator na solução aquosa ocorre com uso de um solvente dispersor (solúvel no meio aquoso e no solvente extrator), normalmente etanol, metanol, acetona, entre outros, ou através do uso de agitação por vortex ou ultrassom, por exemplo. O presente projeto tem como objetivo principal a utilização da microextração em fase líquida, principalmente DLLME, no desenvolvimento de métodos analíticos para a determinação de metais e não metais em baixa concentração e em matrizes complexas. Aproveitando todas as vantagens da DLLME, os objetivos específicos são: (i) avaliar o uso de diferentes solventes extratores, com menor toxicidade possível, e de diferentes solventes dispersores ou a eliminação do último; (ii) explorar as vantagens da DLLME combinada com outros procedimentos de micro(extração) em fase sólida visando a detecção por LIBS ou outros métodos que possibilitam a análise direta de sólidos e (iii) combinar a DLLME com diferentes técnicas de detecção, espectrométrica e voltamétrica. (AU)
Publicações científicas(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEME, FLAVIO O.;
LIMA, LUCAS CARVALHO;
PAPAI, RODRIGO;
AKIBA, NAOMI;
BATISTA, BRUNO LEMOS;
GAUBEUR, IVANISE.
A novel vortex-assisted dispersive liquid-phase microextraction procedure for preconcentration of europium, gadolinium, lanthanum, neodymium, and ytterbium from water combined with ICP techniques.
Journal of Analytical Atomic Spectrometry,
v. 33,
n. 11,
p. 2000-2007,
NOV 1 2018.
Citações Web of Science: 3.