Busca avançada
Ano de início
Entree

Consolidação e inovação da linha de pesquisa: desenvolvimento de métodos analíticos combinados a microextração em fase líquida

Processo: 16/23878-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2017 - 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Ivanise Gaubeur
Beneficiário:Ivanise Gaubeur
Instituição-sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Métodos de análise  Espectrometria  Microextração em fase líquida  Metais 

Resumo

Procedimentos de separação e pré-concentração são muitas vezes necessários para a eliminação de interferentes, aumento de sensibilidade e melhoria dos limites de detecção. Tais procedimentos incluem a extração em fase líquida, extração em fase sólida, co-precipitação e precipitação. A extração líquido líquido convencional (batelada) apresenta muitas aplicações na determinação de analitos de diversos tipos, em baixas concentrações e em matrizes complexas, como, por exemplo, ambientais, alimentos e biológicas. A principal desvantagem desse tipo de extração é o alto consumo de reagentes tóxicos, que podem ser nocivos para o homem e meio ambiente. Uma proposta para a redução ou até mesmo eliminação de uso dos solventes tóxicos é a microextração líquido-líquido dispersiva (DLLME). Desde que foi proposta, 2006, a DLLME tem sido combinada a diferentes técnicas de detecção para a determinação de diversos tipos de analitos (orgânicos e inorgânicos). Consiste na introdução de uma reduzida quantidade de solvente extrator misturado ou não com um solvente dispersor a amostra, geralmente, em meio aquoso. Mesmo que em quantidade reduzida muitos procedimentos de DLLME utilizam solventes clorados e devido a alta toxicidade dos mesmos surgiram solventes alternativos, menos nocivos, como os álcoois de cadeia longa. A dispersão do solvente extrator na solução aquosa ocorre com uso de um solvente dispersor (solúvel no meio aquoso e no solvente extrator), normalmente etanol, metanol, acetona, entre outros, ou através do uso de agitação por vortex ou ultrassom, por exemplo. O presente projeto tem como objetivo principal a utilização da microextração em fase líquida, principalmente DLLME, no desenvolvimento de métodos analíticos para a determinação de metais e não metais em baixa concentração e em matrizes complexas. Aproveitando todas as vantagens da DLLME, os objetivos específicos são: (i) avaliar o uso de diferentes solventes extratores, com menor toxicidade possível, e de diferentes solventes dispersores ou a eliminação do último; (ii) explorar as vantagens da DLLME combinada com outros procedimentos de micro(extração) em fase sólida visando a detecção por LIBS ou outros métodos que possibilitam a análise direta de sólidos e (iii) combinar a DLLME com diferentes técnicas de detecção, espectrométrica e voltamétrica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAPAI, RODRIGO; MARIANO, CLEIDE DA SILVA; PEREIRA, CAMILA VILELA; FERREIRA DA COSTA, PAULO VINICIUS; LEME, FLAVIO DE OLIVEIRA; NOMURA, CASSIANA SEIMI; GAUBEUR, IVANISE. Matte photographic paper as a low-cost material for metal ion retention and elemental measurements with laser-induced breakdown spectroscopy. Talanta, v. 205, DEC 1 2019. Citações Web of Science: 0.
LEME, FLAVIO O.; LIMA, LUCAS CARVALHO; PAPAI, RODRIGO; AKIBA, NAOMI; BATISTA, BRUNO LEMOS; GAUBEUR, IVANISE. A novel vortex-assisted dispersive liquid-phase microextraction procedure for preconcentration of europium, gadolinium, lanthanum, neodymium, and ytterbium from water combined with ICP techniques. Journal of Analytical Atomic Spectrometry, v. 33, n. 11, p. 2000-2007, NOV 1 2018. Citações Web of Science: 3.
LIMA, LUCAS CARVALHO; PAPAI, RODRIGO; GAUBEUR, IVANISE. Butan-1-ol as an extractant solvent in dispersive liquid-liquid microextraction in the spectrophotometric determination of aluminium. JOURNAL OF TRACE ELEMENTS IN MEDICINE AND BIOLOGY, v. 50, p. 175-181, 2018. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.