Auxílio à pesquisa 17/09850-8 - Ensino de língua estrangeira, Enunciação - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Enunciar - II Colóquio Internacional de Estudos Enunciativos

Processo: 17/09850-8
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Marilia Blundi Onofre
Beneficiário:Marilia Blundi Onofre
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de língua estrangeira  Enunciação  Linguagem  Reuniões científicas  Eventos científicos e de divulgação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade de linguagem | Ensino de língua | Enunciação Linguística | Enunciação Linguística

Resumo

O II Colóquio Internacional de Estudos Enunciativos caracteriza-se por ser um evento de pequeno porte cujo objetivo é promover o encontro de grupos de pesquisa que têm como interesse de investigação a enunciação linguística, discutida, em especial, a partir dos conceitos teórico-metodológicos da Teoria das Operações Enunciativas (TOE). Dos grupos ora envolvidos, citam-se os que se seguem: LEnTe (UFSCar - São Carlos-SP); Articulação linguagem e línguas naturais (UNESP - Araraquara); Grupo coordenado pela Profa Márcia Romero da UNIFESP - Guarulhos-SP; GETOE - Grupo de Estudos da Teoria das Operações Enunciativas (UFPI - Teresina-PI); Conteúdos de língua portuguesa no ensino fundamental (UNESP - Araraquara-SP); Variação e Invariantes na linguagem (UNEMAT - Alto Araguaia-MT); IMAGER - LIDIL12 - Linguistique et Didactique des Langues (Université Paris-Est Créteil - Paris); LISAA - UPEM (Université Paris-Est Marne-la-Vallée - Paris); Gramática E Texto (Universidade Nova de Lisboa - Lisboa), além dos quais pretendemos ver ampliada tal participação. A proposta desse colóquio faz-se em torno da reflexão sobre a TOE em suas relações com outras linhas linguístico-enunciativas, e em sua possível relação com o ensino-aprendizagem de língua, a partir da qual os grupos podem apresentar seus projetos em andamento, bem como compartilhar os resultados alcançados. Para desencadear tal reflexão, o colóquio versará sobre um dos conceitos centrais da TOE, qual seja, o conceito de noção linguística, e terá as três seguintes temáticas norteadoras da organização do evento, a saber, i. A noção linguística na TOE: quais perspectivas linguísticas?; ii. A noção linguística na TOE: a proposição de forma esquemática; iii. A noção linguística na TOE: fundamentos construtivistas em diálogo com o ensino-aprendizagem de língua. Pretendemos, por meio das discussões a serem encaminhadas, promover um espaço de diálogo muito produtivo para a divulgação científica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)