Busca avançada
Ano de início
Entree

Desafios para construção de resiliência para redução do desperdício de alimentos

Processo: 17/00763-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2017 - 31 de maio de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção
Pesquisador responsável:Andrea Lago da Silva
Beneficiário:Andrea Lago da Silva
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Pesq. associados: Carla Roberta Pereira ; Ivete Delai
Assunto(s):Sustentabilidade  Desperdício de alimentos  Cadeia de suprimentos  Comportamento resiliente 

Resumo

Estudos voltados à redução do desperdício na cadeia de alimentos têm se destacado nos últimos anos, tendo em vista suas implicações ambientais, sociais e econômicas. Com isso, a construção de resiliência ao longo da cadeia de alimentos mostra-se uma prática elementar para auxílio ao crescimento econômico e a mitigação de impactos sociais e ambientais, simultaneamente. O objetivo desta pesquisa é, portanto, identificar como os princípios de resiliência podem contribuir para a redução de desperdícios de alimentos no canal de distribuição de FLV (Frutas, Legumes e Verduras). Para tanto, a pesquisa partirá de uma revisão sistemática da literatura, seguida de um estudo multicaso que analisará os processos de distribuição de FLV, que são alvo de projetos de redução de desperdício nos elos de atacado, distribuição e varejo de alimentos. Espera-se contribuir para o avanço da literatura que une sustentabilidade (especificamente a gestão do desperdício de alimentos) e resiliência (especificamente princípios para mitigação de rupturas temporárias de fluxo) usando casos empíricos de organizações participantes de cadeias alimentícias brasileiras, com foco especial no atacado e varejo de alimentos. Em termos de implicação gerencial, a pesquisa pretende fornecer subsídios a organizações e autoridades governamentais na definição de políticas e práticas (resilientes e sustentáveis) que reduzam o desperdício de alimentos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MORAES, CAMILA COLOMBO; DE OLIVEIRA COSTA, FLAVIO HENRIQUE; PEREIRA, CARLA ROBERTA; DA SILVA, ANDREA LAGO; DELAI, IVETE. Retail food waste: mapping causes and reduction practices. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION, v. 256, MAY 20 2020. Citações Web of Science: 1.
COSTA, FLAVIO HENRIQUE DE OLIVEIRA; DA SILVA, ANDREA LAGO; PEREIRA, CARLA ROBERTA; PEREIRA, SUSANA CARLA FARIAS; GOMEZ PAREDES, FERNANDO JOSE. Achieving organisational resilience through inbound logistics effort. BRITISH FOOD JOURNAL, v. 122, n. 2, p. 432-447, NOV 22 2019. Citações Web of Science: 0.
CAMILA COLOMBO DE MORAES; FLÁVIO HENRIQUE DE OLIVEIRA COSTA; ANDREA LAGO DA SILVA; IVETE DELAI; CARLA ROBERTA PEREIRA. Does resilience influence food waste causes? A systematic literature review. Gestão & Produção, v. 26, n. 3, p. -, 2019.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.