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Avaliação da política de inclusão escolar em contexto municipal baseada na abordagem do ciclo de políticas

Processo: 17/06129-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2017 - 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Enicéia Gonçalves Mendes
Beneficiário:Enicéia Gonçalves Mendes
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Pesq. associados:Ana Paula Silva Cantarelli Branco ; Ana Paula Zerbato ; Gabriela Tannús Valadão ; Josiane Beltrame Milanesi ; Josiane Pereira Torres ; Keisyani da Silva Santos ; Vivian Santos
Bolsa(s) vinculada(s):19/10739-0 - Avaliação da política de inclusão escolar em contexto municipal baseada na abordagem do ciclo de políticas, BP.TT
19/08725-0 - Avaliação da política de inclusão escolar em contexto municipal baseada na Abordagem do Ciclo de Políticas, BP.TT
18/01816-8 - Avaliação da política de inclusão escolar em contexto municipal baseada na abordagem do ciclo de políticas, BP.TT
+ mais bolsas vinculadas 18/04516-5 - Avaliação da política de inclusão escolar em contexto municipal baseada na abordagem do ciclo de políticas, BP.TT
17/16204-5 - Avaliação da política de inclusão escolar em contexto municipal baseada na Abordagem do Ciclo de Políticas, BP.TT
17/16266-0 - Avaliação da política de inclusão escolar em contexto municipal baseada na Abordagem do Ciclo de Políticas, BP.TT - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Educação especial  Inclusão escolar  Política educacional  Avaliação da educação  Abordagem do ciclo de políticas 

Resumo

O Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2014, prevê a necessidade de estudos visando desenvolver procedimentos e instrumentos de avaliação e acompanhamento das metas estabelecidas das políticas educacionais para os próximos 10 anos. O presente projeto tem como objetivo geral desenvolver e aperfeiçoar instrumentos de avaliação e acompanhamento da atual política de inclusão escolar que permitam estudos econômicos e coleta de dados em larga escala. Trata-se de uma pesquisa colaborativa com delineamento multimétodo e com referencial analítico da Abordagem do Ciclo de Políticas (ACP), a ser desenvolvida em um município de pequeno porte do estado de São Paulo. Os participantes consistirão em funcionários e ex-funcionários da Secretaria Municipal de Educação, docentes tanto do ensino comum quanto do Atendimento Educacional Especializado, gestores escolares, membros da equipe multidisciplinar, estudantes Público-Alvo da Educação Especial e seus respectivos familiares. Para tal, serão realizados três estudos, sendo o primeiro com foco no contexto de influência, o segundo no contexto de produção de texto e o terceiro no contexto de prática. Quanto às técnicas de coleta de dados, estas consistem em: pesquisa documental, entrevistas individuais semiestruturadas, realização de grupos focais e aplicação de questionários fechados. A análise dos dados será pautada na metodologia analítica da ACP, com o auxílio dos softwares Atlas.TI e SAS para o tratamento e análise dos dados. Como principal resultado espera-se o aperfeiçoamento de instrumentos e procedimentos de avaliação multidimensional da política de inclusão escolar, dentre outros. Serão realizadas duas devolutivas, a primeira através de um programa de formação para os profissionais da educação e a segunda via um grupo de discussão, com aproximadamente, 15 pais ou responsáveis de alunos PAEE. (AU)