Busca avançada
Ano de início
Entree

Arquitetura e aplicações para robótica em ambientes inteligentes

Resumo

A tecnologia robótica está evoluindo de uma situação onde os robôs estavam completamente isolados das pessoas para uma situação onde robôs e humanos convivem lado a lado. A evolução natural de sistemas robóticos é uma maior aproximação com os seres humanos fornecendo sistemas de apoio tanto físico quanto social e por conseguinte uma vida confortável e autônoma. Por outro lado, projetos de automação residencial têm sido desenvolvidos já há algum tempo, e avanço significativo pode ser observado com as chamadas casas inteligentes onde eletrodomésticos e dispositivos eletrônicos são conectadas segundo o conceito de Internet das Coisas (IoT). A natural e necessária integração de casas inteligentes com robôs produz o conceito de ecologia robótica que oferece resultados mais robustos e modulares do que robôs monolíticos. As ecologias robóticas incentivam a cooperação entre os robôs e os ambientes inteligentes além de prover uma comunicação mais natural com os seres humanos. A estratégia para abordar essa questão envolve uma série de disciplinas, como por exemplo: inteligência artificial, aprendizado de máquinas, redes de sensores, normas e padronizações de interfaces, psicologia, ciência cognitiva, engenharias, dentre outras. Este projeto aproveita o conhecimento acumulado pelo Laboratório de Aprendizado de Robôs do SCC-ICMC-USP para propor um ambiente de casa inteligente que agrega as seguintes linhas de pesquisa: ecologia robótica, ontologia sensitiva, navegação socialmente aceitável, robôs sociais para entretenimento e interação não verbal com robô assistente. Os resultados esperados envolvem: elaboração de ambiente para teste e validação de ecologias robóticas, integração de linhas de pesquisa, divulgação de resultados através de publicações, teses e dissertações. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RANIERI, CAETANO MAZZONI; MACLEOD, SCOTT; DRAGONE, MAURO; VARGAS, PATRICIA AMANCIO; ROMERO, ROSELI APARECIDA FRANCELIN. Activity Recognition for Ambient Assisted Living with Videos, Inertial Units and Ambient Sensors. SENSORS, v. 21, n. 3 FEB 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.