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VII Latin American School on Computational Neuroscience (LASCON 2018)

Processo: 17/10385-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Organização de Reunião Científica
Vigência: 07 de janeiro de 2018 - 02 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica de Processos e Sistemas
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Roque da Silva Filho
Beneficiário:Antonio Carlos Roque da Silva Filho
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Modelagem computacional  Modelos matemáticos  Neurobiologia  Neurociências  Neurônios  Eventos científicos e de divulgação  Reuniões científicas 

Resumo

O objetivo da LASCON é fornecer a estudantes de pós-graduação, pós-docs e jovens pesquisadores uma introdução a métodos computacionais para modelagem e análise de neurônios e circuitos neurais. Esses métodos serão ilustrados com o uso dos programas neuroConstruct, NEURON, NEST, MATLAB, XPP-AUTO, Brian e Virtual Brain, de ampla utilização pela comunidade científica internacional. O corpo docente (professores e tutores) da escola será composto por pesquisadores brasileiros e estrangeiros com grande experiência em neurociência computacional e no uso dos programas citados acima. A escola terá a duração de um mês (07/01/2018-02/02/2018) e as atividades consistirão de aulas teóricas e palestras nas manhãs, tutoriais práticos nas tardes e exercícios computacionais e desenvolvimento de projetos pelos estudantes nas noites. Os principais temas cobertos serão: modelos biofisicamente detalhados para neurônios e redes de neurônios; modelos simplificados para neurônios e redes de neurônios; plasticidade sináptica e aprendizado neural; inferência ativa e codificação preditiva no cérebro; análise de trens de disparo; dinâmica da conectividade funcional no cérebro; aplicações de cadeias com memória de alcance variável em neurociência; modelos estocásticos para canais iônicos; e psiquiatria computacional. Os alunos serão divididos em grupos de dois e cada grupo terá que desenvolver um projeto sobre um dos temas tratados na escola. A escolha dos temas e a formação dos grupos serão feitas no início da segunda semana. No dia 17/01 haverá entrevistas com os estudantes para a definição final de seus projetos. No dia 29/01 os estudantes farão apresentações sobre o andamento dos seus projetos, para obter comentários e sugestões dos professores e tutores. No último dia da escola, os estudantes apresentarão os resultados finais dos seus projetos em seminários de 15 minutos. (AU)

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