Busca avançada
Ano de início
Entree

Lasers com alta eficiência e baixo limiar de operação em meios espalhadores e transparentes

Processo: 17/10765-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2017 - 31 de agosto de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Niklaus Ursus Wetter
Beneficiário:Niklaus Ursus Wetter
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados: Ernesto Jimenez Villar
Assunto(s):Laser do estado sólido  Terras raras  Espalhamento 

Resumo

O Centro de Lasers e Aplicações (CLA) do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/SP) tem como missão realizar pesquisa básica e aplicada em três temas específicos: Materiais fotônicos e Lasers, Dispositivos e Aplicações (médicas, industriais e ambientais), Biofotônica e Optomicrofluídica. Nestes temas, o CLA forma recursos humanos altamente qualificados, transfere conhecimentos científicos e tecnológicos para a sociedade, o setor público e privado e apoia a difusão de C&T. Dos dez grupos que operam dentro do CLA, o Grupo de Desenvolvimento de Lasers é responsável pela inovação na área de fontes de luz. Esta inovação em lasers associada às pesquisas efetuada nos outros nove grupos do CLA tem resultado nos trabalhos publicados mais citados do grupo além de uma constante procura por parte de parceiros privados a procura de novas fontes lasers, os quais são prontamente atendidos através da lei de inovação e o NIT (núcleo de inovação tecnológica) do IPEN/SP.Atualmente o grupo de Desenvolvimento de Lasers enfrenta dois desafios que estão relacionados e que pretendemos sanar através deste projeto. O primeiro desafio é de conseguir estender a nossa tecnologia laser patenteada dos lasers pulsados para os lasers contínuos. A tecnologia é atualmente a mais eficiente disponível (para alguns meios ativos dopados com neodímio) e responsável por grande número de projetos de colaboração nacionais e internacionais e o reconhecimento geral do nosso grupo. Esta extensão da tecnologia existente no grupo tem sido demandada principalmente pelos nossos parceiros internacionais nos projetos de pesquisa. O segundo desafio está diretamente relacionado ao projeto temático FAPESP de microfluídica (em andamento) que requer novas fontes de luz para laboratórios de bolso. Neste projeto são previstos fontes de luz embutidas nos circuitos microfluídicos para analise e controle dos processos químicos. Dependendo do circuito e do modo como será implementado para sua aplicação na prática é necessária uma fonte de luz que apresenta ou alta eficiência ou baixa divergência de feixe ou baixo limiar de operação ou várias destas características em conjunto. A nossa aposta tem sido a utilização de lasers randômicos dados o baixo custo e a baixa complexidade destes sistemas. Já foram resolvidos individualmente os problemas de eficiência e divergência do feixe, agora é preciso encontrar uma maneira de diminuir o limiar de operação. Adicionalmente o projeto visa complementar a infraestrutura do nosso laboratório para dar pleno apoio ao projeto aprovado de visitante do exterior FAPESP, com vigência de Julho de 2017 até maio 2018, cujo objetivo é trazer o Professor Ernesto Villar, nosso colaborador na área de lasers randômicos em regime de localização. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JIMENEZ-VILLAR, ERNESTO; XAVIER, M. C. S.; WETTER, NIKLAUS U.; MESTRE, VALDECI; MARTINS, WELITON S.; BASSO, GABRIEL F.; ERMAKOV, V. A.; MARQUES, F. C.; DE SA, GILBERTO F. Anomalous transport of light at the phase transition to localization: strong dependence with incident angle. PHOTONICS RESEARCH, v. 6, n. 10, p. 929-942, OCT 1 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.