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bxblue: inovação disruptiva no mercado de crédito consignado brasileiro por meio de tecnologia online segura

Processo: 16/21779-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de agosto de 2017 - 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Gustavo Gorenstein
Beneficiário:Gustavo Gorenstein
Empresa:FGR Serviços Administrativos Ltda
Município: São Paulo
Pesq. associados: Anderson Clayton Alves Nascimento ; Bernardo Machado David
Bolsa(s) vinculada(s):17/15970-6 - Bxblue: inovação disruptiva no mercado de crédito consignado brasileiro por meio de tecnologia online segura, BP.TT
17/15941-6 - Bxblue: inovação disruptiva no mercado de crédito consignado brasileiro por meio de tecnologia online segura, BP.TT
Assunto(s):Segurança da informação  Big data  Internet  Economia  Operações bancárias  Empréstimo bancário  Comportamento do consumidor 

Resumo

A solução bxblue tem como objetivo transformar o mercado de crédito consignado no Brasil, cujo tamanho é de R$ 280 bilhões, por meio da inovação tecnológica, assim como ocorreu em outros segmentos financeiros no Brasil como cartões de crédito (Nubank) e banco de varejo (Banco Original). Com investimento da FAPDF, foi possível realizar uma prova de conceito bem-sucedida de uma nova camada de protocolos e serviços web (API) que desempenha operações bancárias sem complicações. Uma das aplicações desenvolvidas pela equipe fazendo uso desta API foi a automação do processo de contratação, portabilidade e renegociação de crédito consignado, cujo protótipo foi desenvolvido, testado e aprovado pelo mercado, o que nos credencia para solicitar a fase II neste processo PIPE FAPESP. Este projeto tem como objetivo a implementação de melhorias tecnológicas para tornar o processo de contratação de crédito consignado transparente, automático e online, ajudando pessoas a acessarem o crédito com maior qualidade, rapidez e responsabilidade financeira, ao mesmo tempo ajudando instituições financeiras a atender a um maior número de pessoas, eliminando a necessidade de intermediários. Para tornar este serviço amplamente acessível é necessário superar dois principais desafios: a prevenção automática de fraudes no processo online e influência no comportamento do consumidor de crédito para que tome decisões mais conscientes, que serão endereçados neste projeto de pesquisa. (AU)