Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmica de spins e operações em qubits em nanoestruturas semicondutoras

Processo: 17/10190-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2017 - 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Marcelo Zoéga Maialle
Beneficiário:Marcelo Zoéga Maialle
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Assunto(s):Computação quântica  Pontos quânticos  Semicondutores  Interação spin-órbita  Bit quântico 

Resumo

Este projeto propõe o estudo teórico da dinâmica de spins dos portadores de cargas em estruturas semicondutoras para fins de operações em qubits. A proposta é simular a física de sistemas realísticos semicondutores que atualmente são plataformas promissoras de desenvolvimento para a computação quântica. O foco está no estudo das operações em qubits pelo uso de campos externos, contribuindo para a obtensão de protocolos inovadores e robustos em relação a processos de decoerência. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASTELANO, LEONARDO K.; DE LIMA, EMANUEL F.; MADUREIRA, JUSTINO R.; DEGANI, MARCOS H.; MAIALLE, MARCELO Z. Optimal control of universal quantum gates in a double quantum dot. Physical Review B, v. 97, n. 23 JUN 4 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.