Auxílio à pesquisa 01/14481-3 - Maracujá, Passiflora - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Transformação genética de maracujazeiro para resistência ao vírus do endurecimento dos frutos (Passionfruit Woodiness Virus - PWV)

Processo: 01/14481-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Temático
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2003
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Jorge Alberto Marques Rezende
Beneficiário:Jorge Alberto Marques Rezende
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Pesquisadores principais:
Beatriz Madalena Januzzi Mendes
Bolsa(s) vinculada(s):06/56117-0 - Transformação genética de maracujazeiro FB-100 para resistência ao PWV e análises complementares de transformantes IAC-275 e IAC-277 resistentes a este vírus, BP.PD
02/11460-8 - Transformacao genetica de maracujazeiro para resistencia ao virus do endurecimentodos frutos., BP.MS
Assunto(s):Maracujá  Passiflora  Doenças de plantas  Controle biológico 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Maracujazeiro | Passiflora Edulis | Resistencia | Transformacao Genetica

Resumo

O Brasil é, atualmente, o maior produtor mundial de maracujá-amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa), tendo cultivado 44.462 ha em 1996. Isto representa um acréscimo de 75,5% em relação à área cultivada em 1990, que totalizava 25.329 ha. Com o aumenta da área plantada com maracujazeiro intensificaram os problemas de doenças causadas por fungos, bactérias e vírus. Entre essas doenças, destaca-se aquela causada pelo vírus do endurecimento dos frutos (Passionfruit woodiness virus -PWV), que ocorre em todas as regiões produtoras dessa frutífera na Brasil e é responsável por reduções significativas na produção, tanto quantitativa como qualitativa. Além disso, reduz a vida útil da cultura. Apesar da importância dessa doença, poucos são os trabalhos que têm sido desenvolvidos no país com o objetivo de avaliar diferentes alternativas para o seu controle em campo. A premunização das plantas com estirpes fracas do vírus, que não afetam significativamente o desenvolvimento e a produção, é uma alternativa de controle que está sendo investigada em São Paulo, porém os resultados não são promissores. Assim sendo, propõe-se avaliar outra alternativa para o controle dessa doença, através da transformação genética do maracujazeiro, utilizando o gene que codifica a proteína da capa protéica, via métodos indireto (Agrobacterium) e direto (biobalística e eletroporação de protoplastos). Dessa forma, espera-se obter clones de maracujazeiro transgênicos, com características agronômicas desejáveis, resistentes ao PWV e que possam ser utilizados no futuro em plantios comerciais dessa frutífera. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TREVISAN‚ F.; MENDES‚ BMJ; MACIEL‚ SC; VIEIRA‚ MLC; MELETTI‚ LMM; REZENDE‚ JAM. Resistance to Passion fruit woodiness virus in transgenic passionflower expressing the virus coat protein gene. PLANT DISEASE, v. 90, n. 8, p. 1026-1030, . (01/14481-3)