Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise sistemática da expressão diferencial de proteínas em microrganismos e peixe-zebra utilizando o neuropeptídeo quiotorfina e derivados

Resumo

Um dos principais problemas clínicos atualmente é o aumento da resistência de microrganismos frente aos antimicrobianos. Sabe-se que muito dessa resistência é em função da presença de um ecossistema rico e complexo formado pela adesão de um ou vários tipos microbianos chamados de biofilme. Os biofilmes, estão associados a aproximadamente 80% de todas as infecções médicas no mundo, e são altamente, e adaptativamente, resistentes aos antibióticos. Os peptídeos bioativos surgiram nos últimos anos como uma estratégia alternativa para o tratamento de bactérias resistentes aos antibióticos. Nos últimos anos, foi demonstrado que alguns peptídeos antimicrobianos (PAMs) podem prevenir e/ou erradicar biofilmes bacterianos de forma independente da atividade antimicrobiana contra bactérias na forma planctônica. A quiotorfina (KTP) é um neuropeptídeo analgésico endógeno isolado em 1979 do cérebro de bovinos. Recentemente, estudos evidenciaram a atividade antimicrobiana pronunciada para os derivados da KTP abrindo perspectivas para o presente projeto. Baseado nestes fatos, um dos objetivos do presente projeto será avaliar se derivados da KTP podem prevenir além do crescimento bacteriano, a formação de biofilmes bacterianos e fúngicos. Além disso, investigaremos os padrões na expressão diferencial de proteínas bacterianas, da matriz exopolissacarídica e do peixe-zebra tratados e não tratados com os derivados de KTP correlacionando com sua influência no crescimento bacteriano, desenvolvimento do biofilme e citotoxicidade. O presente projeto, servirá como plataforma para o desenvolvimento e formação de recursos humanos em diferentes níveis, além de consolidar o uso do peixe-zebra para estudos proteômicos de microrganismos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ANDRADE, VITOR MARTINS; BARDAJI, EDUARD; HERAS, MONTSERRAT; RAMU, VASANTHAKUMAR G.; JUNQUEIRA, JULIANA CAMPOS; DOS SANTOS, JESSICA DIANE; CASTANHO, MIGUEL A. R. B.; CONCEICAO, KATIA. Antifungal and anti-biofilm activity of designed derivatives from kyotorphin. FUNGAL BIOLOGY, v. 124, n. 5, p. 316-326, MAY 2020. Citações Web of Science: 0.
CONCEICAO, KATIA; DE CENA, GABRIELLE L.; DA SILVA, VERONICA A.; NETO, XISTO ANTONIO DE OLIVEIRA; DE ANDRADE, VITOR MARTINS; TADA, DAYANE BATISTA; RICHARDSON, MICHAEL; DE ANDRADE, SONIA A.; DIAS, SUSANA A.; CASTANHO, MIGUEL A. R. B.; LOPES-FERREIRA, MONICA. Design of bioactive peptides derived from CART sequence isolated from the toadfish Thalassophryne nattereri. 3 BIOTECH, v. 10, n. 4 MAR 6 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.