Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e funcionalização de nanopartículas bimetálicas para aplicação na terapia fotodinâmica de câncer

Processo: 17/01697-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2017 - 31 de agosto de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Dayane Batista Tada
Beneficiário:Dayane Batista Tada
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Pesq. associados:Denise Costa Arruda ; Katia da Conceição ; Mauricio da Silva Baptista
Bolsa(s) vinculada(s):18/02511-6 - Treinamento técnico em cultura celular e ensaios in vitro, BP.TT
17/18383-4 - Treinamento técnico em cultura celular e ensaios in vitro, BP.TT
Assunto(s):Nanotoxicologia  Terapia fotodinâmica  Fármacos fotossensibilizantes  Nanopartículas  Biomateriais  Melanoma  Neoplasias 

Resumo

Apesar do contínuo desenvolvimento da Terapia Fotodinâmica para o tratamento de câncer, o avanço dessa terapia nas aplicações clínicas ainda é contido pelo baixo acúmulo do fotossensibilizador (FS) no tecido tumoral e pelo seu curto tempo de circulação sanguínea, seja pela sua desativação por biomoléculas ou pela sua baixa solubilidade no meio. A ligação de FSs à nanopartículas (NPs) surgiu como uma ferramenta útil para superar essas limitações. As NPs apresentam maior penetração e retenção no tecido tumoral uma vez que esse tecido possui vasculatura irregular e poros maiores que os poros de tecidos normais. Além de melhorar o direcionamento tumoral, as NPs aumentam a eficiência terapêutica dos FSs por protegê-los de desativações, evitar a agregação e por permitir o controle da sua fotoatividade. Por exemplo, as superfícies metálicas podem aumentar a eficiência do FS em gerar espécies reativas de oxigênio, especialmente oxigênio singlete, responsável por causar morte celular por apoptose. Apesar desse efeito já ser conhecido para NPs monometálicas, o uso de NPs bimetálicas para essa finalidade ainda não foi explorado. Uma vez que já foi comprovado que as propriedades ópticas e catalíticas de NPs bimetálicas são superiores às propriedades das NPs monometálicas, espera-se que essas NPs sejam também mais eficientes em aumentar a fotoatividade dos FSs ligados a elas. Assim, neste projeto é proposta a síntese de NPs bimetálicas e sua funcionalização com FS com o objetivo de gerar NPs fotossensibilizadoras com alta fotoatividade. Além disso, espera-se que as NPs apresentem melhor direcionamento tumoral, tanto por mecanismo passivo (devido ao tamanho nanométrico) quanto pelo mecanismo ativo, já que será ligado à superfície das NPs o peptídeo C (CVNHPAFAC) o qual foi caracterizado como um direcionador tumoral em trabalhos anteriores. O uso de NPs bimetálicas fornece outra vantagem frente aos outros materiais usados no preparo de NPs fotossensibilizadoras que é sua atividade antimicrobiana excepcional. Portanto, espera-se também que as NPs aqui desenvolvidas apresentem alta atividade antimicrobiana, o que poderá reduzir a ocorrência de infecções durante o tratamento de câncer. Serão desenvolvidas NPs de ouro e prata, ferro e prata e ouro e platina. Buscando maior efeito antitumoral, as NPs serão também funcionalizadas com os peptídeos YISCYNGATSYNQKFK, RASQSVSSYLA e GQYGNLWFAY os quais apresentaram toxicidade contra células tumorais e atividade antimetastática in vivo. Após a caracterização morfológica e fotofísica e fotoquímica, a fotoatividade e atividade antitumoral das NPs aqui desenvolvidas será avaliada frente às células de melanoma metastático murínico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, DIEGO MORAIS; CANUTO DE MENEZES, BEATRIZ ROSSI; NONATO BEZZON, VINICIUS DANILO; DO AMARAL MONTANHEIRO, THAIS LARISSA; DE MACEDO, ERENILDA FERREIRA; TADA, DAYANE BATISTA; PETRACONI, GILBERTO; THIM, GILMAR PATROCINIO. Phase transition of TiO2 nanoparticles into titanate nanorods via hydrothermal reactions. SN APPLIED SCIENCES, v. 1, n. 8 AUG 2019. Citações Web of Science: 0.
DE MACEDO, ERENILDO FERREIRA; DUCATTI FORMAGGIO, DANIELA MARIA; SANTOS, NIVIA SALLES; TADA, DAYANE BATISTA. Gold Nanoparticles Used as Protein Scavengers Enhance Surface Plasmon Resonance Signal. SENSORS, v. 17, n. 12 DEC 2017. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.