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Julgamentos de crianças, adolescentes e adultos sobre regras do contexto familiar e escolar

Processo: 17/06334-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2017 - 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Luciana Maria Caetano
Beneficiário:Luciana Maria Caetano
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:BETÂNIA ALVES VEIGA DELL AGLI
Assunto(s):Julgamento (psicologia)  Desenvolvimento moral 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Contexto familiar e escolar | Critérios de Julgamentos | psicologia de desenvolvimento moral | Regras | Teoria do Domínio Social | Psicologia do Desenvolvimento Moral

Resumo

Regra diz respeito ao que é certo e o que não é certo fazer. As regras são estudadas no âmbito da moralidade e atualmente também a partir do conhecimento social. O presente estudo tem como objetivo avaliar o julgamento e as justificativas de crianças, adolescentes e adultos a respeito de regras em contextos familiares e escolares. Além disso, identificar os domínios (moral, convencional, pessoa e prudencial) que aparecem nas justificativas dos julgamentos e os critérios que compõem os julgamentos (alterabilidade, generabilidade, contingência da regra à autoridade e severidade da regra ou do ato). A amostra total será de 464 participantes, sendo constituída por crianças (4 a 12 anos) com desenvolvimento típico e atípico, adolescentes (13 a 17 anos) e adultos. Será utilizado um questionário de dados sociodemográgicos e um questionário estruturado de regra nos contextos familiar e escolar cujas questões versam sobre os critérios de julgamento e solicita a justificativas dos mesmos. Os resultados serão analisados quantitativamente por meio da estatística descrita e inferencial revelando a presença e ausência dos critérios de julgamentos e qualitativamente a fim de permitir a categorização dos domínios bem como criar um Sistema Codificado (Coding System) de regras para a cultura brasileira a partir das justificativas dos julgamentos. Espera-se conhecer como se constituem as regras no contexto brasileiro, as diferenças em termos de idade, nível sócio econômico e religião. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAETANO, LUCIANA MARIA; VIEIRA, KENIA ELIBER; DA COSTA, RODNEY QUERINO FERREIRA; OLIVEIRA, BEATRIZ; DELL'AGLI, BETANIA ALVES VEIGA; CARLO, GUSTAVO. Adaptation and Evidence of Validity of the Prosocial Tendencies Measure (PTM) to the Brazilian Context. JOURNAL OF PSYCHOPATHOLOGY AND BEHAVIORAL ASSESSMENT, v. 45, n. 2, p. 13-pg., . (17/06334-9)

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