Resumo
Os tripanossomatídeos carecem de alguns componentes do Complexo I da cadeia respiratória, o que limitaria a sua capacidade de reoxidar NADH para manter um balanço adequado entre NAD+ e NADH para o normal funcionamento de vias metabólicas críticas como a glicólise. Os epimastigotas de Trypanosoma cruzi, agente etiológico da doença de Chagas, são capazes de metabolizar glicose durante a fase exponencial do seu crescimento, tendo como produto final metabólitos reduzidos, dentre eles o succinato, que presumivelmente deriva da redução de fumarato tanto mitocondrial como extra-mitocondrial através de atividades fumarato redutases. Embora a localização glicossomal de uma isoforma da fumarato redutase já foi mostrada em T. brucei, a sua presença nessa organela de T. cruzi ainda não foi demonstrada. Também ainda não está claro quanto o glicossomo e a mitocôndria contribuem para a produção do succinato secretado. Neste contexto, levantamos a hipótese de que a relação de atividades fumarato redutase glicossomal e mitocondrial contribuiria para a regulação da relação NAD+/NADH nessas duas organelas. Além disso, dada a impermeabilidade dos glicossomos a NAD+/NADH, e a sua permeabilidade a fumarato/succinato, a relação entre esses últimos seria responsável pela "troca de informações" sobre o estado redox de ambos os compartimentos. Neste projeto propõe-se realizar alguns experimentos exploratórios sobre a hipótese proposta. O Prof. Paul Michels contribuirá com a sua expertise na obtenção, purificação e análise de glicossomos inteiros assim como seus componentes, o que, acoplado à nossa expertise em fisiologia mitocondrial será fundamental para a obtenção dos dados preliminares para aprofundar nosso conhecimento sobre a "comunicação metabólica" entre o glicossomo e a mitocôndria em T. cruzi. Importante: Esta proposta esta vinculada (e é complementária) a uma semelhante para solicitar a vinda do Prof. Wilfredo Quiones, e faz parte de um projeto em colaboração com a Profa. Maria Júlia Manso Alves - Instituto de Química - Universidade de São Paulo). (AU)
Publicações científicas
(6)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ARAUJO, CHRISTIANE BEZERRA;
DE LIMA, LOYZE PAOLA;
CALDERANO, SIMONE GUEDES;
DAMASCENO, FLAVIA SILVA;
SILBER, ARIEL M.;
ELIAS, MARIA CAROLINA.
Pep5, a Fragment of Cyclin D2, Shows Antiparasitic Effects in Different Stages of the Trypanosoma cruzi Life Cycle and Blocks Parasite Infectivity.
Antimicrobial Agents and Chemotherapy,
v. 63,
n. 5
MAY 2019.
Citações Web of Science: 2.