Busca avançada
Ano de início
Entree

EMU concedido no projeto 17/02983-2: equipamento compacto de ressonância magnética minispec LF50

Processo: 17/18972-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa Equipamentos Multiusuários
Vigência: 01 de outubro de 2017 - 30 de setembro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia
Pesquisador responsável:Jose Donato Junior
Beneficiário:Jose Donato Junior
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/02983-2 - Ação do hormônio do crescimento no sistema nervoso: relevância para as funções neurais e na doença, AP.TEM
Assunto(s):Neuroendocrinologia  Neurofisiologia  Hipotálamo  Composição corporal  Nutrição  Diabetes mellitus  Obesidade  Equipamentos multiusuários 
Página web do EMU: Página do Equipamento Multiusuário não informada
Agendamento de uso: E-mail de agendamento não informado

Resumo

O Minispec LF50 (Equipamento compacto de ressonância magnética), fabricado pela Bruker, permite a análise da composição corporal de camundongos de até 60 gramas (portanto, não é compatível com ratos), utilizando um método de ressonância magnética (MRI), porém sem gerar imagens. Os dados fornecidos pelo equipamento se referem à quantidade de gordura, massa magra e água corporal no animal analisado, em relação ao seu peso corporal. A análise é rápida (30 segundos) e o animal permanece semi-imobilizado nesse período, por meio de um contensor de acrílico. Um usuário treinado consegue escanear um camundongo a cada 2 minutos. Não é necessário anestesia ou qualquer outro tipo de sedação durante essa análise, permitindo acompanhamentos longitudinais com o mínimo de estresse. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KAKIMOTO, PAMELA A.; CHAUSSE, BRUNO; CALDEIRA DA SILVA, CAMILLE C.; DONATO JUNIOR, JOSE PRIME; KOWALTOWSKI, ALICIA J. Resilient hepatic mitochondria! function and lack of iNOS dependence in diet-induced insulin resistance. PLoS One, v. 14, n. 2 FEB 4 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.