Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do potencial prognóstico de genes presentes no locus 9p22.1-p21.3 em gliomas

Resumo

Gliomas são os tumores cerebrais mais frequentes e malignos dentre os tumores do sistema nervoso central. Alguns tipos de gliomas são incuráveis, com uma média de sobrevida de aproximadamente 13 meses, e menos de 2% dos pacientes atingem 5 anos após o tratamento. O baixo sucesso no tratamento desses tumores se dá em parte ao baixo entendimento de suas bases moleculares. Neste sentido, nosso grupo de pesquisa descreveu uma região frequentemente deletada (chr9p22.1-p21.3) em gliomas, com genes potencialmente importantes no prognóstico deste tipo tumoral. Sendo assim, o objetivo do presente projeto é analisar o potencial prognóstico dos genes presentes em chr9p22.1-p21.3 em gliomas, e avaliar of efeitos funcionais da perda de expressão e da reexpressão de determinados genes deste locus em linhagens celulares de gliomas. Será realizada uma análise in silico do potencial prognóstico de todos os 27 genes presentes nesta região, e serão selecionados de 2 a 4 genes para análises posteriores. Em seguida, para cada um dos genes, será feita análise da expressão proteica (imunohistoquímica e western blot) e de mRNA (qRT-PCR) em uma série de linhagens celulares e casos de glioma provenientes do Hospital de Câncer de Barretos e parceiros. Baseado nos resutados, os genes serão silenciados e re-expressos em linhagens celulares, e alterações funcionais serão avaliadas (proliferação, apoptose, migração e invasão celular). Porfim, será avaliada a resposta destas linhagens (genes silenciados e reexpressos) ao tratamento com fármacos. Os resultados deste trabalho podem levar à proposição de novas abordagens terapêuticas para o tratamento de pacientes com gliomas que possuem esta deleção. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRUNHARA, BRUNO B.; BECKER, ALINE P.; NEDER, LUCIANO; GONCALVES, PAOLA G.; DE OLIVEIRA, CRISTIANE; CLARA, CARLOS A.; REIS, RUI M.; BIDINOTTO, LUCAS T. Evaluation of the prognostic potential of EGFL7 in pilocytic astrocytomas. NEUROPATHOLOGY, NOV 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.