Busca avançada
Ano de início
Entree

Processos biológicos associados para a produção de compostos multifuncionais: efeitos da germinação, fermentação e hidrólise enzimática sobre as propriedades bioativas de lentilhas (Lens culinaris)

Processo: 17/02000-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2017 - 31 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Ruann Janser Soares de Castro
Beneficiário:Ruann Janser Soares de Castro
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados:Ana Lúcia Tasca Gois Ruiz ; Severino Matias de Alencar
Assunto(s):Bioquímica de alimentos  Biotransformação  Bioatividade  Compostos bioativos  Hidrólise enzimática  Lentilha 

Resumo

A biotransformação de substratos vegetais tem sido utilizada nas mais variadas configurações para modificar positivamente propriedades nutricionais e biológicas de diversos tipos de compostos. As características funcionais de alimentos vegetais, como as leguminosas, são principalmente atribuídas a compostos bioativos, como os fenólicos e os peptídeos. A lentilha (Lens culinaris) é uma das leguminosas mais produzidas mundialmente e o seu consumo tem sido associado a uma variedade de benefícios para a saúde, com destaque para atividades biológicas como atividade antioxidante, antidiabética, anti-hipertensiva, anticancerígena e redução do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Nesse contexto, o presente projeto terá como objetivo principal avaliar o efeito de diferentes processos sobre algumas atividades biológicas de compostos bioativos presentes em lentilhas. A avaliação isolada dos efeitos da germinação, fermentação em estado sólido e hidrólise enzimática sobre as atividades antioxidante, antidiabética, anti-hipertensiva e antiproliferativa de extratos de lentilha será utilizada como base para a elaboração de um sistema combinado que permita a obtenção de um produto final com múltiplas atividades biológicas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVES MAGRO, ANA ELISA; SILVA, LAURA CARVALHO; RASERA, GABRIELA BOSCARIOL; SOARES DE CASTRO, RUANN JANSER. Solid-state fermentation as an efficient strategy for the biotransformation of lentils: enhancing their antioxidant and antidiabetic potentials. BIORESOURCES AND BIOPROCESSING, v. 6, n. 1 DEC 2019. Citações Web of Science: 0.
RODRIGUES NETA, IEDA MOREIRA; SOARES DE CASTRO, RUANN JANSER. Enzyme-assisted extraction of biocomponents of lentils (Lens culinaris L.): Effect of process parameters on the recovery of compounds with antioxidant properties. BIOCATALYSIS AND BIOTRANSFORMATION, MAY 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.