Resumo
A interação planta-microorganismos representa um dos processos de fundamental relevância para o funcionamento de ecossistemas naturais, bem como agrícolas. A compreensão de seus componentes e dos processos que controlam essa interação biológica tem potencial de melhorar a produtividade das culturas e monitorar a qualidade ambiental. Este projeto pretende contribuir na elucidação deste sistema complexo através da utilização de ferramentas moleculares e de bioinformática dos genomas para descobrir os principais genes que controlam e / ou medeiam a interação de cana de açúcar com três patógenos (Leifsonia xyli subsp xyli;. Xanthomonas albilineans; Sporisorium scitamineum) e uma bactéria fixadora de nitrogênio (Gluconacetobacter) considerada promotora de crescimento para a cana. Esses organismos têm uma interação biotrófica/hemibiotrófica com cana de açúcar e os aspectos moleculares sob estas condições são geralmente menos compreendidas. O nosso objetivo é comparar e contrastar respostas moleculares através das interações individuais tanto de cana de açúcar quanto dos microrganismos envolvidos. Especificamente, (i) analisaremos padrões de expressão de um conjunto de genes previamente identificados análogos a genes de resistência (RGA), espécies reativas de oxigênio (ROS), metabolismo de carboidratos, síntese de hormônios e seu controle, elementos de transposição, e uma família de genes relacionados com a edição de genes em organelas e conhecido por ter membros que estão envolvidos na regulação das defesas de plantas via Na-siRNA (pentatricopeptide) bem como de genes envolvidos em respostas metabólicas específicas dos microrganismos; (ii) avaliar e comparar entre espécies de microrganismos os padrões de expressão de genes microbianos com um foco particular em moléculas secretadas entre os quais esperamos encontrar moléculas efetoras; (iii) avaliar e comparar as mudanças nos padrões de expressão durante duas infecções mistas, e (iv) avaliar e comparar as mudanças no microbioma do hospedeiro, como resultado da interação com os micróbios mencionados. Como um produto de extensão, esperamos fornecer informações moleculares sobre a biologia da cana ao interagir com vários micróbios almejando o desenvolvimento de um kit de diagnóstico para monitorar canaviais e construir um banco de dados "phytobiome" de cana que seja abrangente e que poderia ser usado em estudos comparativos com outras Poaceae. (AU)
Publicações científicas
(8)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PETERS, L. P.;
TEIXEIRA-SILVA, N. S.;
BINI, A. P.;
SILVA, M. M. L.;
MORAES, N.;
CRESTANA, G. S.;
CRESTE, S.;
AZEVEDO, R. A.;
CARVALHO, G.;
MONTEIRO-VITORELLO, C. B.
Differential responses of genes and enzymes associated with ROS protective responses in the sugarcane smut fungus.
FUNGAL BIOLOGY,
v. 124,
n. 12,
p. 1039-1051,
DEC 2020.
Citações Web of Science: 1.
SOUZA, GLAUCIA MENDES;
VAN SLUYS, MARIE-ANNE;
LEMBKE, CAROLINA GIMILIANI;
LEE, HAYAN;
MARGARIDO, GABRIEL RODRIGUES ALVES;
HOTTA, CARLOS TAKESHI;
GAIARSA, JONAS WEISSMANN;
DINIZ, AUGUSTO LIMA;
OLIVEIRA, MAURO DE MEDEIROS;
FERREIRA, SAVIO DE SIQUEIRA;
NISHIYAMA, MILTON YUTAKA;
TEN-CATEN, FELIPE;
RAGAGNIN, GEOVANI TOLFO;
ANDRADE, PABLO DE MORAIS;
DE SOUZA, ROBSON FRANCISCO;
NICASTRO, GIANLUCCA GONCALVES;
PANDYA, RAVI;
KIM, CHANGSOO;
GUO, HUI;
DURHAM, ALAN MITCHELL;
CARNEIRO, MONALISA SAMPAIO;
ZHANG, JISEN;
ZHANG, XINGTAN;
ZHANG, QING;
MING, RAY;
SCHATZ, MICHAEL C.;
DAVIDSON, BOB;
PATERSON, ANDREW H.;
HECKERMAN, DAVID.
Assembly of the 373k gene space of the polyploid sugarcane genome reveals reservoirs of functional diversity in the world's leading biomass crop.
GIGASCIENCE,
v. 8,
n. 12
DEC 2019.
Citações Web of Science: 3.