Busca avançada
Ano de início
Entree

Measuring socioeconomic status and environmental factors in the SAYCARE study in South America: reliability of the methods

Processo: 17/15554-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Vigência: 01 de setembro de 2017 - 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Heraclito Barbosa de Carvalho
Beneficiário:Heraclito Barbosa de Carvalho
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/11468-6 - Desenho e implementação do Estudo SAYCARE: South American Youth/Child Cardiovascular and Environmental Study, AP.R
Assunto(s):Nutrição  Pediatria  Estudos multicêntricos 

Resumo

O status socioeconômico (SES) e os fatores ambientais são decisivos na formação de comportamentos relacionados à saúde e, consequentemente, influenciam o risco de doenças cardiovasculares crônicas (DCV). No entanto, há literatura escassa sobre a confiabilidade de questionários que medem esses fatores. Este trabalho tem como objetivo testar a confiabilidade de dois questionários, que avaliam o SES e um que mede fatores ambientais, em crianças e adolescentes (3 a 18 anos) no âmbito de um estudo sobre DCV em sete cidades sul-americanas. O questionário da SES foi composto por 14 questões que incluíram a presença de diversos bens de consumo, serviços domésticos, renda familiar, nível educacional dos pais e status atual da ocupação dos pais. O questionário ambiental foi composto por 15 questões para medir as características sociais e de infra-estruturaDa área de residência. Analisamos a confiabilidade dos questionários através da determinação do coeficiente kappa. Os modelos de regressão linear multinível calcularam a correlação entre os escores domésticos totais e a renda familiar e o nível educacional dos pais. O questionário ambiental mostrou boa reprodutibilidade em ambos os grupos etários, k = 0,132 - 0,612 em crianças e k = 0,392 - 0,746 em adolescentes. O questionário SES mostrou forte confiabilidade em ambos os grupos etários para todos os indicadores, k = 0.52 - 1.00 em crianças e k = 0.296 - 0.964 em adolescentes. Nossos questionários de indicadores múltiplos de fatores ambientais e SES em pesquisas de saúde pediátrica fornecem indicadores adicionais úteis e facilmente aplicados para medir esses importantes determinantes da saúde cardiovascular (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA DE MORAES, AUGUSTO CESAR; FORKERT, ELSIE C. O.; VILANOVA-CAMPELO, REGINA CELIA; INES GONZALEZ-ZAPATA, LAURA; AZZARETTI, LETICIA; IGUACEL, ISABEL; HUICHO, LUIS; MOLITERNO, PAULA; ALBERTO MORENO, LUIS; CARVALHO, HERACLITO BARBOSA. Measuring Socioeconomic Status and Environmental Factors in the SAYCARE Study in South America: Reliability of the Methods. OBESITY, v. 26, n. 1, SI, p. S14-S22, MAR 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.