Busca avançada
Ano de início
Entree

Imagens de São Paulo: moradia e luta em regiões centrais e periféricas da cidade a partir de representações imagéticas criadas por crianças moradoras em ocupações

Processo: 17/11440-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2017 - 31 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Marcia Aparecida Gobbi
Beneficiário:Marcia Aparecida Gobbi
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cidades  Habitação  Ocupações  Desenho  Fotografia  Infância  Crianças  São Paulo (SP) 

Resumo

O projeto de pesquisa Imagens de São Paulo: moradia e luta em regiões centrais e periféricas da cidade a partir de representações imagéticas criadas por crianças moradoras de ocupações tem como um de seus principais objetivos conhecer os modos de viver e lutar por moradia, planejamento, projetos e vivência dentro de ocupações de edifícios e terrenos que não cumprem sua função social situados no município de São Paulo. Pretende-se explorar e conhecer tais questões a partir das crianças suas moradoras. Busca-se conhecer como as crianças vivem e representam o viver nesses espaços da cidade e como é construída a infância em lutas pelo direito a habitação e à cidade. A pesquisa contará com aporte metodológico que considera a elaboração de desenhos e fotografias criados por meninas e meninos com até 12 anos de idade e moradores de ocupações existentes no centro e regiões periféricas da cidade paulistana. Nesse processo de pesquisa as fotografias e os desenhos são compreendidos como agentes, ou seja, capazes de evidenciar mudanças, desejos e tantas cidades inventadas, rejeitadas e projetadas pela criançada, tantas vezes negligenciada em pesquisas que consideram apenas o universo adulto em cidades e em movimentos sociais em detrimento da infância. Sublinha-se que a metodologia empregada procura considerar trajetórias em que as crianças estejam contempladas em seus anseios e pontos de vista. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCIA APARECIDA GOBBI. Quando limpam com fogo, como ficam as crianças? Vidas abreviadas, vidas breves. Educ. Pesqui., v. 45, p. -, 2019.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.