Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do treinamento físico moderado sobre o estado inflamatório e as funções leucocitárias de indivíduos diabéticos

Processo: 14/21185-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2017 - 30 de setembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Elaine Hatanaka Dermargos
Beneficiário:Elaine Hatanaka Dermargos
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Alexandre Dermargos Oliveira ; Leandro da Silva Borges
Assunto(s):Leucócitos  Diabetes mellitus  Imunologia  Exercício  Inflamação 

Resumo

A gênese e progressão do diabetes ocorrem, em partes, devido ao aumento de citocinas proinflamatórias, ácidos graxos livres e disfunções nas funções leucocitárias apresentados por pacientes diabéticos. O exercício físico de intensidade moderada é indicado com finalidade terapêutica e preventiva em uma série de doenças, incluindo o diabetes. Além dos benefícios metabólicos e cardiovasculares, o exercício de intensidade moderada, quando praticado com regularidade pode melhorar a capacidade de resposta das células do sistema imune em pessoas saudáveis. O objetivo desse estudo será investigar os efeitos de quatro meses do treinamento físico com dança, em intensidade moderada (60% do VO2máx, 60 min/dia, 2 dias/semana) sobre as concentrações plasmáticas de marcadores inflamatórios e a função leucocitária em indivíduos diabéticos do tipo 2. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BORGES, LEANDRO; DERMARGOS, ALEXANDRE; GRAY, STUART; BARROS SILVA, MAYSA B.; SANTOS, VINICIUS; PITHON-CURI, TANIA CRISTINA; GORJAO, RENATA; HATANAKA, ELAINE. Neutrophil Migration and Adhesion Molecule Expression after Acute High-Intensity Street Dance Exercise. JOURNAL OF IMMUNOLOGY RESEARCH, 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.