Busca avançada
Ano de início
Entree

Conservação de germoplasma de cracídeos ameaçados por meio de transplantes interespecíficos de células germinativas

Processo: 16/17158-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2017 - 30 de abril de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Ricardo Jose Garcia Pereira
Beneficiário:Ricardo Jose Garcia Pereira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aves  Reprodução  Células germinativas 

Resumo

O mutum-de-Alagoas (Pauxi mitu) e um galiforme originario da Mata Atlantica nordestina que desde 2004 e considerado extinto da natureza. Apesar dos avanc'os obtidos em cativeiro nas ultimas decadas, com o incremento da populacao de 3 individuos (1979) para quase 170 (2015), o programa de reproducao atravessa serias dificuldades com o plantel fundador tais como idade avancada, elevada consanguinidade e alto grau de hibridizacao com o mutum-cavalo (Pauxi tuberosa). Este panorama desfavoravel ressalta a importancia das biotecnologias reprodutivas no manejo da biodiversidade da especie. Entretanto, tecnicas consagradas em aves domesticas como a inseminacao artificial e a criopreservacao de semen ainda possuem aplicacao limitada em cracideos, alem de nao solucionar certos problemas como senilidade dos machos ou baixa qualidade seminal. Uma alternativa para contornar algumas destas adversidades e a conservacao de germoplasma por meio de transplantes intra ou interespecificos de celulas germinativas. Recentemente, nosso grupo de pesquisa comprovou que o transplante de espermatogonias de codornas para galos pre- puberes resulta no reestabelecimento completo da espermatogenese, abrindo a perspectiva dessa tecnica ser utilizada em situacoes criticas como a do mutum-de- Alagoas. Assim, o objetivo desse projeto e avaliar se transplantes de espermatogonias de cracideos para testiculos de galos domesticos receptores resultara na colonizacao dos tubulos seminiferos, e em casos de espermatogenese completa, na producao de espermatozoides dos doadores. As informacoes obtidas aqui servirao de ponto de partida para a aplicacao dessa metodologia na disseminacao de material genetico de machos de mutum-de-Alagoas considerados velhos, subferteis ou comportamentalmente inaptos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FREDIANI, MAYRA H.; GUIDA, FERNANDA J. V.; SALGADO, PAULA A. B.; GONCALVES, DEBORA R.; BLANK, MARCEL H.; NOVAES, GABRIEL A.; PEREIRA, RICARDO J. G. Semen collection by electro-stimulation in a variety of bird orders. Theriogenology, v. 125, p. 140-151, FEB 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.