Auxílio à pesquisa 17/14004-9 - Escolas, Estado - BV FAPESP
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Congresso Internacional "Escola Pública: tempos difíceis, mas não impossíveis" - 45 anos da FE-Unicamp

Processo: 17/14004-9
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Nora Rut Krawczyk
Beneficiário:Nora Rut Krawczyk
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Escolas  Estado  Sociedade  Política educacional  Ação política 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ação Política | Educação Pública | escola | Estado | sociedade | Política educacional

Resumo

A FE-Unicamp está comemorando 45 anos de sua criação. Seus professores e pesquisadores entendem que é um momento oportuno para promover uma ampla reflexão sobre as mudanças que estão ocorrendo na escola pública. O propósito do congresso é aprofundar a problematização e análise da realidade contemporânea e das possibilidades e limitações do espaço público e especificamente da escola pública, considerando sua historicidade internacional, regional e nacional. Vivemos um contexto fortemente marcado pela busca por desqualificar a instância pública e legitimar, enquanto referência de eficiência e produtividade, o setor privado. Sob o domínio de um discurso político do fracasso do Estado na condução de políticas sociais e econômicas e de uma produção de conhecimento dominada pelo economicismo que se autolegitima na ideologia da meritocracia, o Estado tem sido acusado de ser o responsável por todos os "males" da sociedade atual. Na educação, a política de avaliação e a ênfase em dados negativos, que apontariam, segundo seus defensores, para um baixo rendimento relacionado aos investimentos públicos dos últimos tempos, contribuem para o avanço do discurso da eficiência do setor privado. São várias as expressões desse processo: diminuição do investimento na educação pública e, ao mesmo tempo, apropriação do orçamento do Estado pelos setores privados, e expansão de políticas que visam a desqualificação da escola pública. O formato do evento contempla 5 conferências com intelectuais reconhecidos internacionalmente na sua área. Cada uma dessas conferências contará com um pesquisador brasileiro da FE-Unicamp que, a partir das colocações do conferencista, aproximará o público à nossa realidade. O evento também abrirá espaço para a apresentação de trabalhos em forma de posters resultantes de pesquisa e/ou projetos de ensino e extensão desenvolvidos pela comunidade da FE junto à escola pública. (AU)

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