Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização superficial e propriedades eletroquímicas de superfícies multifuncionais de ligas de titânio

Processo: 17/08192-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2017 - 31 de outubro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Luis Geraldo Vaz
Beneficiário:Luis Geraldo Vaz
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Ana Lúcia Roselino Ribeiro ; Laiza Maria Grassi Fais
Assunto(s):Implantodontia  Teste de biocompatibilidade  Ligas de titânio  Propriedades de superfície  Tratamento de superfícies  Corrosão dos materiais  Topografia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Propriedades de superfície | titânio | Topografia | Implantodontia

Resumo

O titânio comercialmente puro e suas ligas vêm sendo amplamente utilizados para confecçãode implantes dentários e ortopédicos devido à adequada resistência mecânica, resistência à corrosão e biocompatibilidade. Entretanto, para aprimorar o tratamento com o uso de implantes, otimizando a osseointegração e reduzindo o risco de peri-implantite, novas ligas e novos tratamentos de superfície vêm sendo pesquisados. A técnica de funcionalização de superfície, baseada em processos úmidos, será utilizada para desenvolver superfícies a base de óxido de titânio que preencham, simultaneamente, os seguintes requisitos: induzir e aumentar a osseocondução, evitar a colonização microbiana, além de melhorar o desempenho frente à corrosão. Assim, o objetivo deste estudo será caracterizar as superfícies das ligas Ti-6Al-4Va e Ti-35Nb-7Zr-Ta anodizadas com íons Ca e P ou F, depositadas ou não com magnésio e prata. A liga Ti-6Al-4V será utilizada como controle. As ligas serão analisadas antes e após a realização de tratamentos de superfície (funcionalização e dopagem). Para interpretação dos resultados será aplicado teste estatístico de acordo com o tipo de distribuição e nível de significância de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FAIS, LAIZA MARIA GRASSI; DE SALES LEITE, LUANA; REIS, BARBARA ARAUJO DOS; RIBEIRO, ANA LUCIA ROSELINO; VAZ, LUIS GERALDO; KLEIN, MARLISE INEZ. Microbial Adhesion and Biofilm Formation on Bioactive Surfaces of Ti-35Nb-7Zr-5Ta Alloy Created by Anodization. MICROORGANISMS, v. 9, n. 10, . (17/08192-7, 16/08021-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.